Como funcionarão as missas de Corpus Christi em Veranópolis e na microrregião

Por conta da pandemia de Coronavírus as tradicionais celebrações de Corpus Christi, que neste ano ocorrerão no dia 11 de junho, tiveram que ser reinventadas. Entre as atividades comuns à data, estão a benção à população e a confecção dos belos tapetes que ficam expostos pelas principais ruas das cidades. Todas estas ações tiveram, entretanto, que ser modificadas de alguma forma. Por conta disso, a reportagem da Studio averiguou como o município de Veranópolis e a sua microrregião estarão agindo nesta situação.

Procissão Motorizada e Celebração sem fiéis presentes de Veranópolis

A Paróquia São Luiz Gonzaga, de Veranópolis, informou que no dia 11 de junho ocorrerá, em frente a Igreja Matriz, uma procissão motorizada, em que as pessoas ao passarem em frente ao local receberão a benção. Esta atividade ocorrerá das 14h até às 16h.

Posteriormente, às 16h, ocorrerá uma missa na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a qual não será aberta ao público, porém, será transmitida por outros canais, os quais estão ainda sendo definidos.

A missa solidária em Fagundes Varela

Fagundes optou por realizar algo mais simples, por conta da data do padroeiro Santo Antônio, ser na sequência, dia 13 de junho. Na missa de Corpus Christi será feita uma celebração na Igreja do município, com limite máximo de 90 pessoas, número que está dentro das normas de 25% da capacidade, afirmou a Paróquia. Esta terá início às 18h30min e, para aqueles que não puderem entrar no Santuário, poderão acompanhar a missa de seus carros, pois, haverá caixas de som que permitirão que todos na proximidade escutem. A benção também será feita para os presentes.

Os tradicionais tapetes não deixarão de existir, porém, passaram por uma reinvenção. Neste ano serão feitos dois desenhos estilizados na parte lateral da Igreja, em que as pessoas poderão depositar em um deles doações em alimentos e no outro produtos de higiene. Segundo os responsáveis, todas as doações serão encaminhadas a entidades que façam a distribuição para famílias mais vulneráveis, estas que aumentaram de número por conta da pandemia.

Quanto a celebração em honra ao padroeiro Santo Antônio, a ideia é mais complexa, confira mais detalhes clicando aqui.

A Celebração sem os tradicionais tapetes de Cotiporã

Neste ano, os tapetes que embelezavam as ruas de Cotiporã não serão confeccionados. A Secretaria de Turismo e Cultura afirmou que diante do cenário atual não haverá a possibilidade de desenvolver as atividades, questão que é motivo de bastante lástima, isto porque, muitas surpresas e novidades estavam sendo planejados para os desenhos de 2020.

Quanto a benção e a celebração, mais informações serão divulgadas na próxima semana, porém, também deverá seguir o exemplo de outras cidades e adotar a procissão motorizada.

A benção que chegará até as casas de Vila Flores

Vila Flores também teve que se reinventar em suas celebrações. Às 16h30min, uma procissão motorizada sairá da Igreja Central do município. A carreata que passará pelas ruas da cidade estará abençoando as famílias, que podem aguardar na porta ou nas janelas para receber a benção. As pessoas podem acompanhar, também, a procissão de carro, porém, afirmou a Paróquia, é ideal que as pessoas aguardem em casa.

A missa ocorrerá na sequência, às 18h. Esta não terá os fiéis presentes na Igreja do município, contudo, será transmitida pelo Facebook da Pousada dos Capuchinhos.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.