Vídeo | Falta de chuvas segue preocupando; Studio foi conferir o nível do Rio Retiro que abastece Veranópolis e Vila Flores

Simulações recentes apostam em chuva no Sul do Brasil apenas no mês de maio, com volumes entre 100mm e 200mm.

Uma massa de ar seco mantém a condição de céu claro e pouca presença de nebulosidade durante o fim de semana. O friozinho ainda persiste e pode gear especialmente em pontos da serra catarinense e da serra gaúcha, aliás, já houve registro de geada na manhã da última sexta-feira (17) em Caçador e São Joaquim, ambas em Santa Catarina.

Mas o que mais preocupa é que nos próximos dias pouca coisa deve mudar e o tempo firme ainda deve chamar a atenção na maior parte da região Sul do Brasil. Já são 241 municípios em situação de emergência no Rio Grande do Sul, estado que mais vem sofrendo com a estiagem consolidada desde dezembro de 2019. Além disso, a falta de chuva fez com que a condição hidrológica atingisse níveis críticos de disponibilidade hídrica em diversas bacias gaúchas. Situação bastante complicada para abastecimento, geração de energia e agricultura do estado.

Em Veranópolis e Vila Flores poços artesianos foram abertos, estes estão canalizando água para o Rio Retiro que abastece a cidade. Por enquanto, o racionamento que havia iniciado no início de maio nas duas cidades foi interrompido mas o uso da água deve continuar sendo muito racional.

Situação do Rio Retiro

A Studio na manhã deste sábado esteve na barragem do Rio Retiro, que abastece as cidades, veja em vídeo e fotos a atual situação:

Mês de maio com boas notícias 

A boa notícia é que simulações recentes apostam em mais chuva no Sul do Brasil no mês de maio, com volumes entre 100mm e 200mm.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.