Tradicional Feira do Peixe de Veranópolis é cancelada por conta do Coronavírus

Nesta quarta-feira (08), a reportagem da Studio entrou em contato com Valfredo Reali, Chefe da Emater/RS-Ascar de Veranópolis e com o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Romeo Mattielo Tedesco, o qual assumiu o setor referente a agricultura, da então pasta de Desenvolvimento Econômico, para verificarmos sobre a realização da tradicional Feira do Peixe de Veranópolis.

A feira ocorria na “Semana Santa” e era realizada pela Prefeitura da cidade, mais especificamente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com apoio da Emater/RS-Ascar. Os peixes eram abatidos no momento da venda, seguindo normas sanitárias. Por conta do Coronavírus, todas as feiras foram canceladas, inclusive esta, que seria realizada na quinta-feira (09).

A Emater, junto a Prefeitura e produtores do município, tentaram realizar a venda dos peixes sob os moldes da feira, de forma controlada e nas propriedade particulares dos colaboradores da região. Contudo, esta tentativa foi barrada por outro problema atual, a seca. Muitos produtores estavam com seus níveis de água dos açudes inferiores ao normal e, outros, tinham seus peixes ainda muito pequenos para realizar o comércio.

A venda dos peixes ocorrerá no município, mesmo que de forma diferente.

Para quem quiser adquirir os peixes, há a disponibilidade dos mesmos nos mercados do município ou na Casa do Peixe. Este último estabelecimento, por conta do grande movimento que é esperado para a quinta-feira, véspera do feriado, seguirá algumas regras delimitadas pela Vigilância Sanitária. As portas permanecerão fechadas e apenas poderá entrar seis pessoas por vez, com o objetivo de evitar aglomerações. Demais medidas de higiene serão tomadas. A loja estará aberta também, na sexta-feira santa (10) pela parte da manhã.

A técnica do abate na hora não será realizada nestes estabelecimentos, como era feita na feira, porém, os peixes estarão disponíveis para a compra pela comunidade da mesma forma.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.