Secretária de Saúde de Veranópolis realiza esclarecimentos sobre o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município

Nesta segunda-feira (13), a Secretária de Saúde de Veranópolis, Vanessa Calioni, realizou esclarecimentos sobre o primeiro caso confirmado de Coronavírus, em Veranópolis.

Segundo a Vanessa, o homem esteve na Bahia, em viagem junto a sua esposa, os quais foram muito cuidadosos, evitaram fazer paradas no caminho de ida e volta, alimentando-se no caminhão em que estavam e, assim que chegaram em Veranópolis, já ficaram em isolamento por conta própria. Após dez dias de distanciamento o paciente, de 63 anos, foi até o Hospital São Peregrino Lazziozi. No último sábado (11), o resultado veio como positivo. A esposa permanece em casa, em isolamento domiciliar, estando assintomática. Já estão contabilizados dezessete dias em que ambos estão em distanciamento. O paciente se encontra bem.

A Secretária afirmou que o Hospital da cidade está preparado para o caso e os profissionais estão treinados. Contudo, não se deve relaxar somente pelo fato de que o hospital está bem estruturado, “a gente não quer que o sistema colapse”, completou Vanessa, conscientizando sobre a importância de todos permanecerem se cuidando e prevenindo-se.

Quando o paciente tiver alta ele não precisa, obrigatoriamente permanecer em isolamento, pois, ele já completou os quatorze dias obrigatórios pelo protocolo do Ministério da Saúde. Entretanto, ela acredita que ele, por receio, se manterá em casa mais alguns dias.

Ela afirmou que não haverá a exposição de nome nem mais detalhes do paciente, por conta dos sigilos legais que devem ser seguidos, ela pede para que toda a população compreenda esta situação e tenha respeito pelo indivíduo, que, em suas palavras, não optou por ter esta doença.

A necessidade de isolamento social foi fortemente reiterada, sendo que ainda é necessário que quem possa permaneça em casa. Ela frisa principalmente a necessidade dos idosos seguirem esta regra, estes não somente pelo Coronavírus, mas, também, por conta das demais doenças respiratórias que a mudança de temperatura pode causar.

Sobre os pacientes em isolamento domiciliar, a Secretaria entra em contato a cada dois dias, por telefone, para verificar o estado dos indivíduos. O caso é dado como encerrado quando o paciente não tiver mais sintomas. Outra parcela de pacientes, escolhidos aleatoriamente, estão recebendo visitas presenciais para conferir se estão, realmente, em isolamento domiciliar.

Em recado final, a Secretária reiterou a necessidade de todos, que podem, permanecerem em casa e cuidando-se. “Cada um fazendo sua parte a gente vence”, completou Vanessa.

Confira a entrevista completa

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.