Prefeitura de Caxias do Sul inicia desinfecção de espaços públicos

A Prefeitura de Caxias do Sul iniciou a desinfecção da área central da cidade para auxiliar no combate ao coronavírus. A ação aconteceu em dois momentos, na noite dessa terça-feira (31), em fase de testes, um caminhão de hidrojateamento do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) e um caminhão-pipa com aspersor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), foram utilizados para sanitizar a Avenida Júlio de Castilhos. As equipes utilizaram em torno de 11 mil litros de água misturada com peróxido de hidrogênio no ação, que durou em torno de duas horas.

Segundo a engenheira química e responsável técnica do sistema de tratamento de esgoto da cidade, Liseane Peluso Rech, a ideia é fazer a sanitização diariamente, em diferentes pontos da cidade. “Fizemos um teste e faremos algumas adequações no processo para dar sequência no trabalho. Optamos em não utilizar produtos clorados, principalmente por questões ambientais, pois eles podem formar subprodutos com outras substâncias que encontram pelo caminho e, dessa forma, se tornam prejudiciais à saúde”, explica.

Já na manhã desta quarta-feira (1º), com parceria da iniciativa privada, a desinfecção teve início na Praça Dante Alighieri, seguindo pela rua Sinimbu até a Estação (EPI) Imigrante, sanitizando todas as paradas de ônibus. Após, a equipe retornou pela rua Pinheiro Machado, desinfectou o entorno da UPA Central e, após, os arredores do Hospital Pompeia. Os trabalhos terminaram na Estação (EPI) Floresta.

O diretor da Imunizadora Hoffmann, José Hoffmann, explica que a empresa está fazendo esse trabalho voluntário nas maiores cidades do Estado. “Escolhemos Caxias do Sul porque, além de ser a 2ª maior em população do RS, também é a 2ª com mais casos de coronavírus. Estamos preocupados em fazer esse trabalho comunitário para o Município. Se todos nos unirmos contra o coronavírus, tenho certeza que logo venceremos essa praga”.

Além da Imunizadora Hoffmann, de Igrejinha, a ação teve apoio da Pulver Easy, de Caxias do Sul. Nessa ação, para limpeza, foi utilizado quaternário de amônia e biguanida.

Ambas desinfecções tiveram apoio das Secretarias de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM), Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), da Saúde (SMS), e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA).

VILA OLIVA – Subprefeitura de Vila Oliva realiza ações de higienização no distrito

Preocupados e bem informados sobre a situação envolvendo o combate ao coronavírus, toda a equipe da Subprefeitura de Vila Oliva realizou a higienização das ruas do distrito, assim como os pontos mais importantes, como a praça, a Igreja e o Centro Comunitário.

Baseado em casos vistos na Espanha e também em Bento Gonçalves, o subprefeito Tamiel Berganin contou com o apoio do servidor Ginesio Rech e também com a ajuda do produtor local Maurício Zanol. Um trator puxou um pulverizador que espalhou a solução com água e água sanitária para a limpeza das ruas.

Segundo Tamiel, a ação vai se repetir enquanto a situação do coronavírus exigir cuidados. A próxima limpeza está prevista para o próximo sábado, 04 de abril.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.