Pré-romarias de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, estão canceladas

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, comunica que estão canceladas as pré-romarias, eventos que ocorrem anualmente ao anteceder a Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio. A medida se torna necessária para conter a propagação da covid-19. No ano passado, estima-se que ao longo dos meses de abril e maio, a programação de pré-romarias e demais celebrações que ocorreram nos fins de semana reuniram mais de 70 mil devotos – o que dá ainda mais embasamento à decisão da organização em cancelar esta importante manifestação de fé.

Ainda que sem datas divulgadas, estavam previstos os encontros de caminhoneiros, motoristas de motor home, motoristas de carros antigos, ciclistas, cavalarianos, jipeiros, caminhantes e atletas de corrida, jovens, crianças e motociclistas. A pré-romaria dos motociclistas, inclusive, é a mais tradicional do calendário: ocorre há 40 anos.
“É o momento de cada um de nós reforçar sua fé, interiorizar seus pedidos e agradecimentos e principalmente: cuidar da sua família e da saúde de todos. O Santuário segue com as portas fechadas, mas com as missas ocorrendo diariamente e com transmissão aberta pela internet para todo o público”, explica o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.

A realização da 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, prevista para os dias 23, 24 e 26 de maio ainda aguarda orientações da Diocese de Caxias do Sul e dos órgãos de Saúde para a decisão final. Há uma tendência de que seja virtual, de portas fechadas ao público, sem aglomerações. O lema desta edição “Ó Maria, mãe compassiva, ajudai-nos a cuidar o dom da vida”: justamente um apelo para que Nossa Senhora interceda pela humanidade e ajude a todos a enfrentar este momento de tanta incerteza, dificuldade e angústia.

A equipe lembra ainda que, por tempo indeterminado, o Santuário permanecerá fechado, cumprindo a determinação do Sr. Bispo Diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, de 24 de março de 2020.

O QUE SÃO AS PRÉ-ROMARIAS

• As pré-romarias são encontros de devotos de Nossa Senhora de Caravaggio que manifestavam sua fé indo ao Santuário, de Farroupilha, de diferentes maneiras: a cavalo, de jipe, caminhando, à bordo de uma moto ou de caminhão, entre outras maneiras.

• As pré-romarias ocorrem anualmente nos fins de semana entre os meses de abril e maio, no período que antecede a Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio. No ano passado, por exemplo, estima-se que estes dois meses movimentaram cerca de 70 mil devotos ao Santuário. Nos dois dias de Romaria, outros 130 mil fiéis peregrinaram ao Santuário para assistir à sequência de missas.

IMAGEMCRÉDITO: LEANDRO ÁVILA/Divulgação

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.