Paciente com coronavírus faz viagem intermunicipal de Porto Alegre até Minas do Leão

Segundo o Jornal Correio do Povo, uma mulher pode ter transmitido o novo coronavírus para pelo menos mais três pessoas que estavam no mesmo ônibus que ela na manhã de sexta-feira. A paciente, que é de Minas do Leão, na região Carbonífera, estava desde a noite de quinta-feira, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) onde foi testada para Covid-19. Como seu estado de saúde era bom, ela foi liberada para voltar para casa, e pegou um ônibus de volta para a cidade natal às 6h15min.

De acordo com a Veppo, que administra a rodoviária da Capital, mais duas pessoas estavam no coletivo. Por volta das 22h, a mulher recebeu uma ligação do HCPA confirmando o contágio pelo novo coronavírus, e avisou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Minas do Leão. Ela já havia sido testada para o Covid-19 no dia 20 de março, no próprio Clínicas, onde faz tratamento contra um câncer no pâncreas. O primeiro exame deu negativo. Porém, nessa quinta-feira, ela começou a passar mal, com muita falta de ar, e decidiu procurar o Clínicas novamente.

Poucas horas depois de confirmado o diagnóstico a notícia se espalhou pela cidade, que tem uma população de aproximadamente oito mil pessoas. Um áudio do prefeito, Miguel Almeida, começou a circular pelo WhattsApp, no qual ele relatava o caso e reclamava por não ter sido comunicado para buscar a paciente. “É uma irresponsabilidade não termos sido avisados por nenhum órgão, teríamos mandado uma ambulância para buscar ela.” A viagem do município até Porto Alegre leva cerca de uma hora. 

Almeida também se mostrou preocupado com a transmissão para outras cidades, já que o ônibus faz paradas pelo caminho. “Colocou muita gente em risco, já que o ônibus também traz passageiros para Butiá”, avaliou o prefeito falando da cidade vizinha. 

A assessoria do Clínicas ainda está investigando o caso, mas preliminarmente informou que a orientação é que casos suspeitos não fiquem internados, e mesmo pacientes diagnosticados só devem ficar no hospital se estiverem em estado grave. Também informou que os pacientes suspeitos são orientados a se locomoverem tomando todos os cuidados necessários.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.