Frigorífico de Passo Fundo, foco de coronavírus, é interditado por tempo indeterminado

A planta de um frigorífico em Passo Fundo, foi totalmente interditada, por tempo indeterminado, após o encerramento de fiscalização da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, órgão vinculado ao Ministério da Economia. O termo de fechamento da empresa foi emitido na tarde desta sexta-feira (24) pelos auditores fiscais do trabalho que atuam na inspeção da planta há três dias.

O motivo da interdição é o fato de o frigorífico ter se tornado um foco de coronavírus, com 19 trabalhadores testados positivos para a doença. Além disso, dois familiares desses empregados infectados morreram por força da covid-19. Há pelo menos 15 outros trabalhadores sob suspeita de terem contraído o vírus.

A empresa pode recorrer à Superintendência Regional do Trabalho, mas a ação não gera efeito suspensivo. A JBS ainda pode buscar recursos na esfera judicial.

Para a empresa ser reaberta e voltar a operar, o frigorífico terá de adotar medidas de correção. Na esfera judicial, o Ministério Público do Trabalho (MPT) move ação civil pública contra a unidade devido ao foco de coronavírus na planta. Após as notícias de casos positivos acumulados, uma audiência emergencial foi convocada para a tarde desta sexta-feira na Justiça do Trabalho.

Em números absolutos, Passo Fundo é a segunda cidade do Rio Grande do Sul com maior incidência de coronavírus, com 73 casos confirmados e seis óbitos, atrás apenas de Porto Alegre.

Confira o posicionamento da empresa

A JBS refuta as informações do auto de infração em Passo Fundo e está confiante na segurança das medidas adotadas com o objetivo de prevenir o contágio da Covid-19 e proteger cada um dos seus colaboradores.  

A empresa esclarece que os seus protocolos atendem em 100% as orientações da Secretaria do Trabalho (Ministério da Economia) para o setor frigorífico. Ao contrário do auto de interdição que extrapola o protocolo da Secretaria do Trabalho, as ações implementadas pela JBS estão totalmente amparadas em laudos e recomendações técnicas dos órgãos de saúde e de especialistas da área médica, incluindo a Consultoria do Hospital Alberto Einstein, contratado pela JBS para apoiar em todas as ações voltadas aos seus colaboradores na área de prevenção e segurança contra a Covid-19, conferindo ainda mais qualidade técnica e segurança aos protocolos implementados pela empresa e que incluem, entre outras ações:    

·         Desinfecção diária e periódica de todas as instalações da empresa;   

·         Medição de temperatura de todos os colaboradores antes de acessarem a unidade;  

·         Afastamento das pessoas do grupo de risco;  

·         Inclusão de novos EPIs para uso permanente, como introdução de máscaras acrílicas;  

·         Obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção para 100% dos colaboradores, incluindo a área administrativa;  

·         Adoção de medidas de distanciamento social;  

·         Vacinação contra gripe H1N1 para todos os colaboradores, entre outras ações.  

 A proteção dos colaboradores sempre foi o primeiro objetivo da JBS, desde o início da pandemia da Covid-19. A empresa segue pautada por esse princípio e confia em que as atividades em Passo Fundo serão retomadas brevemente. 

Com informações da Rádio Gaúcha, Portal Gaúcha ZH e da Rádio Uirapuru.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.