Segundo meteorologistas, próximos dias terão intensificação do calor em algumas áreas do RS e agravamento da estiagem

Segundo a Sigma Meteorologia, os próximos dias serão marcados pela intensificação da massa de ar quente no Cone Sul (Argentina, Uruguai e RS) e como consequência do calor, sobretudo em algumas áreas do estado. Além disso, há a possibilidade de chuvas (não descartando-se temporais) de caráter muito irregular e localizado entre as tardes de segunda (9) e quarta-feira (11) em pontos da Metade Sul e faixa leste gaúcha.

Neste domingo, depois de uma madrugada que terá temperaturas entre 16°C e 18°C na maioria das áreas, a presença do vento Norte favorece a subida rápida das temperaturas depois do amanhecer, ultrapassando a marca dos 30°C em grande parte dos municípios, com excessão de áreas do Litoral e de regiões de maior altitude da Serra e Planalto Médio. Entre a Fronteira Sudoeste, Oeste e região de Santa Maria, as temperaturas se aproximam ou até mesmo ultrapassam a marca dos 35°C, provocando intensa sensação de calor e abafamento. O tempo seco deve prevalecer sobre praticamente todas áreas (com excessão dos Aparados e partes da Serra, que podem ter alguma chuva).

Na segunda-feira, a madrugada deve ser ainda mais abafada na maioria das regiões – com marcas entre 19°C e 21°C em grande parte dos municípios, com excessão das áreas de maior altitude. Durante a tarde, as temperaturas se aproximam e até mesmo ultrapassam a marca dos 35°C em diversos pontos do estado, incluindo áreas das regiões de Uruguaiana, São Borja, Santa Rosa, Santa Maria, Santana do Livramento, Bagé, Pelotas e Porto Alegre. No entanto, a aproximação de uma frente fria pela costa do Litoral Sul do RS, pode favorecer a formação de nuvens e de pancadas de chuva muito irregulares e localizadas entre o período da tarde e noite em pontos do Sul do estado.

Na terça-feira, a passagem de um sistema frontal pela costa do Litoral Sul gaúcho e a presença de uma área alongada de baixa pressão (cavado), devem contribuir na formação de nuvens e consequentemente, de pancadas de chuva (muito irregulares e localizadas) em pontos da Metade Sul do estado, não se descartando até mesmo temporais isolados. Os volumes de chuva deverão ser muito baixos e em muitas áreas, a chuva pode nem sequer aparecer. Em virtude do vento que passa a soprar do quadrante Sudeste, o aquecimento registrado no dia anterior, deve ser menos intenso em áreas do Litoral Sul, Costa Doce e faixa leste. Entre o Centro do estado e a Fronteira Oeste, o calor segue intenso com marcas superiores aos 35°C em diversos pontos.

Ao longo da próxima semana, especialmente a partir de quinta-feira, o calor deve se intensificar ainda mais e se tornar generalizado no Rio Grande do Sul, com marcas próximas dos 40°C em alguns pontos entre a sexta e o sábado. Além disso, é no final da próxima semana também que a chuva promete retornar ao estado de forma mais abrangente mas ainda muito irregular e com baixos acumulados de precipitação na maioria das áreas. Esse cenário de intenso calor e de precipitações ainda muito irregulares e de baixo acumulado prometem intensificar a estiagem vivida no estado, onde mais de 130 municípios já decretaram situação de emergência em virtude da seca.

Projeção do modelo numérico de previsão do tempo WRF mostra temperaturas elevadas na tarde de segunda-feira pelo RS.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.