Prefeitura suspende aulas da rede municipal e atividades em locais públicos de Passo Fundo

A Prefeitura de Passo Fundo definiu nesta segunda-feira uma série de ações a serem adotadas para prevenir o coronavírus (Covid-19) no município. Elas constarão de decreto que será divulgado à tarde. As aulas da rede municipal serão suspensas por tempo indeterminado, a partir desta quarta-feira (18).

Também estão suspensas todas as atividades promovidas pela Prefeitura que reúnem grande público, como shows, eventos esportivos, peças de teatro, cursos e oficinas. A medida inclui encontros de grupos de idosos do Dati/Comai, eventos no Teatro Municipal e nos museus, reuniões realizadas pelas secretarias municipais e programas de governo, como o Bairro a Bairro, Terceira Idade Digital, Professor em Casa e Olhar de Criança.

O prefeito Luciano Azevedo ressaltou a importância de todos contribuírem neste momento, para que a população seja protegida e a contaminação pelo vírus evitada. “Estamos intensificando as ações de prevenção para preservar a saúde pública. Sabemos que isso causa transtornos, mas temos que pensar nas pessoas em primeiro lugar”, afirmou o prefeito.

O decreto também recomenda que as instituições de ensino particulares, igrejas e outras instituições que reúnem grande público suspendam as atividades e evitem a aglomeração de pessoas. O documento trata ainda de questões gerais ligadas ao funcionalismo e aos serviços públicos.
Passo Fundo não registrou até o momento casos confirmados de coronavírus.

Sintomas
Os sinais e sintomas do coronavírus podem ser febre, calafrios, dor de cabeça, mal-estar, dores no corpo, podendo apresentar diarreia, tosse ou secreção nasal. A pessoa com o Coronavírus pode transmitir o vírus mesmo sem apresentar sintomas respiratórios. Dessa forma, após ser avaliado pela equipe de saúde e se não houver necessidade de internação hospitalar, o doente deve permanecer em casa enquanto estiver com os sintomas da doença, em isolamento domiciliar.

Prevenção
– Lave as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, use um desinfetante à base de álcool 70%;

– Evite tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogue no lixo ou com o antebraço;

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– Evite compartilhar chimarrão;

– Mantenha os ambientes bem ventilados;

– Evite contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

– Evite aglomerações.

Casos suspeitos devem ser comunicados imediatamente para Vigilância Epidemiológica do município pelos telefones (54) 3313-4874 ou (54) 3046-0097, para discussão entre as vigilâncias municipais e estaduais seguindo o Protocolo do Ministério da Saúde.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.