You dont have javascript enabled! Please download Google Chrome!

Geral

Confirmado o primeiro caso de COVID-19 em Marau

Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV), realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios para o Ministério da Saúde

Segundo a Rádio Vang FM, através de vídeo nas redes sociais, o Comitê de Operações de Emergência COVID-2019 confirmou o primeiro caso positivo do novo coronavírus em Marau. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância em Saúde, o paciente é idoso e permanece hospitalizado em isolamento e seu estado de saúde é estável.

Os dados foram divulgados pela Prefeitura Municipal de Marau, no fim da tarde de quinta-feira (26), durante atualização do boletim epidemiológico do município. A confirmação veio através de contato da Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann.

Até o momento, este é o único caso confirmado de Covid-19 em Marau. Outros cinco casos suspeitos aguardam resultados do Laboratório Central do Estado e quatro casos inicialmente suspeitos já foram descartados.

Vale destacar que ainda no dia 20 de março, o Ministério da Saúde declarou a transmissão comunitária do Coronavírus (Covid-19) em todo o território nacional. Isso significa que não é mais possível identificar a origem do vírus. Ele já circula entre a população, não importando mais se houve viagem ao exterior ou contato com caso suspeito ou confirmado.

Desde a declaração de transmissão sustentada, não estão mais sendo feitas coletas para testes do COVID-19 em pessoas que apresentem sintomas leves do vírus. Os testes são feitos somente em pacientes que apresentem síndrome respiratória aguda grave hospitalizados e profissionais de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal.

Em caso de apresentar febre e mais algum sintoma respiratório, a primeira orientação é: isolamento. Se os sintomas persistirem, ou se intensificarem, necessitando de assistência médica, o contato deve ser por telefone com a Central de Saúde pelo 156, que funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 22h, e nos finais de semana das 7h às 19h, onde será agendado atendimento na unidade de atendimento de sintomáticos respiratórios que funciona na parte inferior da Secretaria de Saúde.

– Quer receber as notícias da Studio no seu WhatsApp? Então clique aqui e faça parte de nosso grupo.

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

error: Este conteúdo é protegido