Secretaria da Saúde de Veranópolis e do Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi analizam situação global do Coronavírus

Na tarde do dia 27 de fevereiro, equipe da Secretaria da Saúde de Veranópolis e do Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi, estiveram reunidos para analisar a situação global do Coronavírus, alinhando os procedimentos que devem ser seguidos em suspeitas de contaminação do vírus, além de organizar um boletim informativo para a comunidade veranense.

Confira abaixo as informações ou nas imagens em anexo.

Quando suspeitar de infecção pelo novo Coronavírus = COVID-19?
Quando a pessoa apresentar febre e sintoma respiratório como: tosse, congestão nasal ou falta de ar, após ter visitado algum dos países de risco (confira a lista atualizada em www.saude.gov.br/listacorona) em até 14 dias prévios ao surgimento dos sintomas, ou que tenha entrado em contato próximo com pessoa suspeita ou confirmada de contaminação pelo Coronavírus.

O que fazer em caso de suspeita da doença?
Em caso de sinais de gravidade como FALTA DE AR, dirigir-se imediatamente a emergência do HCSPL – Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi.
Na presença de sinais e sintomas como tosse e febre (SEM falta de ar, cansaço ou fraqueza), entrar em contato telefônico com ao Posto de Saúde mais próximo de sua residência (números em anexo) para agendar o atendimento. Referir explicitamente trata-se de caso suspeito de infecção pelo novo Coronavírus.
No trajeto para o atendimento, sempre cobrir o nariz e boca com lenço descartável ao espirrar ou tossir, higienizar a mãos frequentemente com água e sabão ou álcool gel e manter os ambientes bem ventilados.

A infecção pelo novo Coronavírus é grave?
Embora alguns pacientes tenham apresentado doença severa, um estudo com 44.500 casos confirmados da infecção na China demonstrou que 81% dos pacientes apresentaram quadros leves (sem ou com pneumonia branda). Dos demais, 14% tiveram pneumonia severa e 5% foram críticos. Os casos graves foram mais frequentes entre idosos e pessoas com comorbidades. A mortalidade média foi de 2,3%.

Como o vírus é transmitido?
Embora ainda não completamente compreendido, sabemos que a transmissão de pessoa para pessoa ocorre principalmente por meio de gotículas respiratórias eliminadas através de tosse ou espirro.

As crianças são mais suscetíveis ao Coronavírus?
Não há evidência de que crianças sejam mais vulneráveis que adultos a infecção pelo novo Coronavírus. De fato, embora escassos e ainda inconclusivos, relatórios da China indicam que casos graves em crianças são incomuns.

Como prevenir a transmissão da doença?

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos a base de álcool (gel).
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca.
  • Limitar o contato próximo (aperto de mãos, abraços, beijos) com pessoas doentes.
  • Evitar circulação desnecessária na comunidade enquanto estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Manter os ambientes arejados.
  • Evitar o compartilhamento de utensílios pessoais (ex, toalhas, copos, talheres, etc..) e rodas de chimarrão.

Há vacina ou remédio contra o vírus?
Até o momento não há vacina ou tratamento antiviral específico aprovado para o tratamento do COVID-19. O tratamento realizado é de suporte.

Tomei a vacina da gripe. Estou protegido contra o Coronavírus?
NÃO. A vacina da gripe protege somente contra o vírus influenza.

Telefones dos POSTOS DE SAÚDE de Veranópolis:
• ESF Santo Antônio: (54) 3441-8178
• ESF São Francisco: (54) 3441-4491
• ESF Renovação: (54) 3441-8341
• ESF Medianeira: (54) 3441-6797
• UBS Universal: (54) 3441-4127
• Posto Central: (54) 3441-1458

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.