Pesquisa resgatará história da gastronomia e hotelaria da região Uva e Vinho nas últimas sete décadas

O projeto Retratos da Uva e Vinho foi apresentado na noite de ontem (18), no Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, em Caxias do Sul. A turismóloga Paula Nora e a produtora cultural Cristina Nora Calcagnotto uniram forças com o Segh para realizar uma ampla pesquisa sobre a história da gastronomia e hotelaria dos 19 municípios que integram a região Uva e Vinho.

“A partir deste momento, chamamos para que a comunidade contribua enviando materiais que contem a história de empreendimentos da gastronomia e hotelaria. Podem ser fotografias, relatos, recortes de jornal, atas de reuniões, rótulos de produtos, receitas, curiosidade, ou até mesmo informando sobre pessoas que foram fundamentais no desenvolvimento dos setores da gastronomia e hotelaria”, convida Paula. Ela informa que o envio pode ser feito pelo e-mail [email protected]. O lançamento do livro, ainda sem título definido, está previsto para o final deste ano.

O presidente do Segh, Vicente Perini Filho, lembra que a proposta de fazer um resgate histórico sobre os segmentos da gastronomia e hotelaria surgiu em função das comemorações dos 70 anos do sindicato, completados em 2018. O presidente também enaltece o apoio das empresas que compreenderam a importância do projeto e ajudaram a viabiliza-lo.

“Esta noite foi simbólica para darmos início a coleta de dados. O objetivo deste projeto é divulgar os feitos dos empreendedores destes setores ao longo de mais de sete décadas, tudo o que construíram pela região, gerando renda, trabalho e constituindo um verdadeiro legado para as futuras gerações”.

A produtora cultural Cristina Nora Calcagnotto enfatiza que o projeto Retratos da Uva e Vinho vai além da publicação do livro, englobando quatro mesas-redondas em datas que serão divulgadas posteriormente e a circulação de uma exposição fotográfica com imagens artísticas produzidas durante o processo de pesquisa.

“O projeto busca de forma ampla e cuidadosa ser um meio de difusão e socialização do conhecimento. Esta sistematização e registro da história é fundamental para a manutenção da memória e para a valorização da identidade local”, defende.

Cristina informa que o lançamento do livro, no final do ano, contará com eventos nos municípios de Caxias do Sul e Bento Gonçalves. A distribuição gratuita dos exemplares será feita para pessoas interessadas da comunidade, além de acervos de bibliotecas e de entidades de todo o país.

“A ideia é que, posteriormente, o livro seja disponibilizado também na forma de e-book para que perdure como instrumento aberto e colaborativo, alimentado pela comunidade de forma contínua”, completa Cristina.

O projeto conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com os patrocínios das empresas Braslux Indústria de Auto Peças, Ilumatic Iluminação Eletrometalúrgica, Imobrás Indústria de Motores Elétricos, Intral – Indústria de Materiais Elétricos, Multiflon Revestimentos Antiaderentes, NL Informática, Nutrire Indústria de Alimentos, Supermercados Andreazza, Suplay Componentes e Suprimentos, Veronese Indústria de Produtos Químicos e XP Distribuição e Representação.

Integram a região Uva e Vinho e fazem parte da pesquisa os municípios de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Guabijú, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Prata, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, Veranópolis, Vila Flores, Vista Alegre do Prata e Pinto Bandeira.

Ficha Técnica
Marcia Ferronato – Coordenadora do Projeto
Paula Nora – Coordenadora de Pesquisa
Cristina Nora Calcagnotto – Produtora Cultural
Roberto Hunoff – Jornalista e Escritor
Marcelo Caon – Historiador
Paulinha Suzuki – Designer Gráfico
Tatieli Saperry – Fotógrafa
Rafael Sartor Lara – Fotógrafo
Apoio: Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho

Currículos
Marcia Ferronato – Sócia da empresa DSC Consultoria em Serviços Turístico. É diretora executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, com abrangência em 19 municípios da região, hoje com mais de 3 mil empresas cadastradas, atuando no planejamento, representatividade, gestão e projetos, desde 1999. É membro da Associação dos Municípios da Serra Nordeste (Atuaserra), desde 1993. Outras atribuições e participações: Coordenação local do projeto piloto Economia da Experiência/Tour da Experiência, parceira com MTUR, SEBRAE e SEGH; Membro do Grupo de Trabalho – Comissão de Estudos Turismo Sustentável para Meios de Hospedagem; Membro dos Conselhos Municipais de Turismo de Bento Gonçalves, Farroupilha e Vila Flores; Membro do Bento Convention Bureau e Caxias Convention & Visitors Bureau; e do APL Alimentos e Bebidas de Caxias do Sul; participa dos movimentos MOBICaxias e Bento+20; Membro convidado CONTUR Fecomércio RS; Coordenadora do evento integrado Dia Vinho do Vinho Brasileiro; Acompanhamento e suporte a projetos regionais nas áreas de: Gastronomia, Enoturismo, Hotelaria, Benchmarking em Turismo dentre outros.

Paula Nora – Graduada e Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Doutoranda em Turismo pela Universidade de Aveiro, Portugal. Atua na área de planejamento, gestão e inovação de produtos turísticos e culturais. Destaca-se os principais projetos em que atuou: Economia da Experiência (MTUR/SEGH); Festival Delícias da Vindima – Jantar Sob as Estrelas (Prefeitura de Bento Gonçalves/SEGH); COCAP – Coesão Social através do fortalecimento das cadeias produtivas (Governo do Estado do RS/União Europeia); Talentos do Brasil Rural (MDA/MTUR); Práticas do Saber (Pontos de Cultura de Caxias do Sul); Diagnóstico da Cultura do Município de Farroupilha; Plano Municipal da Cultura e do Turismo de Nova Pádua; Composição em Tempo Real (Fundo Nacional da Cultura / MinC). Pesquisadora, palestrante, professora de graduação e pós-graduação, em temáticas relacionadas à gestão e à cultura. Organizadora do livro Diálogos, uma coletânea de artigos que abordam diversas perspectivas e olhares sobre a cultura (Lei Rouanet, 2008).

Cristina Nora Calcagnotto – Produtora cultural e captadora de recursos. É mestre pelo Programa de Turismo e Hospitalidade da UCS, graduada em Direito pela UCS, especialista em Direito Público pela ESMAFE e UCS, e pós-graduada na MBA em Gestão Cultural – Políticas e Estratégias Culturais pela Sapiens e FAI. Atualmente, é analista de relações com o mercado na Universidade de Caxias do Sul, onde também é coordenadora do Curso de Extensão em Gestão e Produção Cultural e professora do Curso de Especialização em Artes Visuais: Pensamento e Produção Contemporâneos. Desenvolve trabalhos de pesquisa sobre bens culturais, gestão pública, políticas culturais públicas, direito público, produção cultural e turismo cultural.

Roberto Hunoff – Radicado em Caxias do Sul, dedica-se à comunicação desde 1978. Atuou em veículos locais, em diferentes formatos, com ênfase no impresso na forma de jornal e revistas especializadas em diversos ramos, como bebidas, móveis, madeira, turismo e automotivo. Atualmente, por meio de empresa própria, presta serviços para diferentes veículos de Caxias do Sul, Porto Alegre e São Paulo, bem como para empresas e entidades de classe.

Marcelo Caon – É doutor e mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul na Área de Concentração em História das Sociedades Ibérica e Americanas. Professor com experiência docente há 20 anos, defendeu dissertação na linha de pesquisa sobre Sociedade, Ciência e Arte com tema Modernidade, Hipermodernidade na urbanização e patrimônio cultural. Possui pós-graduação Lato Sensu em História, Cultura e Região pela Universidade de Caxias do Sul (2008) com destaque no projeto sobre a construção da imagem de Caxias como cidade moderna e seu patrimônio arquitetônico. Tem licenciatura plena em História pela mesma universidade (1999) quando apresentou trabalho referente ao imaginário da viagem da imigração italiana. Ainda, atuou na Faculdade Anglo-Americano e IDEAU onde ministrou disciplinas de Sociologia, História Econômica e Metodologia Científica nos cursos de Administração de Empresas, Relações Internacionais, Recursos Humanos e Pedagogia. Atualmente, no Ensino Superior, trabalha na Faculdade Murialdo- Caxias do Sul com os Cursos de Pedagogia e Agronegócio. Tem artigos e livro publicado, sendo dentre eles, um que versa sobre a História do Sindicato dos bancários de Caxias do Sul. Em 2018 foi coordenador pedagógico da Escola de Ensino Médio Impulso, da Rede Caminho do Saber. Atualmente é Coordenador da Escola Sapiens – Pré Vestibular e Pré-Enem em Caxias do Sul.

Crédito: Camila Ruzzarin

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.