Pedido de impeachment contra Prefeito de Farroupilha é acolhido pela Câmara de Vereadores

Segundo a Rádio Spaço FM, o segundo pedido de impeachment contra Claiton Gonçalves foi acolhido pela Câmara de Vereadores de Farroupilha na sessão desta segunda-feira, 17. A admissibilidade da denúncia para apuração de infrações político-administrativas, crimes de responsabilidade e atos de improbidade administrativa contra o prefeito foi aprovada por nove votos favoráveis a cinco votos contrários. Votaram favoráveis os vereadores Jonas Tomazini (MDB), Jorge Cenci (MDB), Eleonora Broilo (MDB), José Mario Bellaver (MDB), Tadeu Salib dos Santos (PP), Josué Kiko Paese (PP), Arielson Arsego (MDB), Sandro Trevisan (PSB) e Sednei Catafesta (PSD). Votaram contra os vereadores Fabiano Picoli (PT), Odair Sobierai (PSB), Deivid Argenta (PDT), Thiago Brunet (PDT) e Glória Menegotto (Rede).

O documento assinado pelo empresário farroupilhense Glacir Nazário da Silveira Gomes contém cerca de 100 páginas que foram lidas das 21h18 às 22h42. Após a votação pelo acolhimento do pedido, foi criada a Comissão Processante formada por três vereadores através de sorteio, sendo eles Fabiano Picoli, Kiko Paese e Jorge Cenci. A comissão indicou Fabiano Picoli como presidente e Jorge Cenci como relator. Eles terão até 90 dias para finalizar o processo do pedido de impeachment.

Entenda o caso

O segundo pedido de impeachment do prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, foi protocolado na manhã do dia 12 de fevereiro, na Câmara de Vereadores do município.

O autor do pedido é o empresário farroupilhense Glacir Nazário da Silveira Gomes, que já havia protocolado o primeiro, mas o mesmo havia sido arquivado pelo fato de não preencher requisitos formais imprescindíveis, justificado pela procuradora da Casa Legislativa, Viviane Varela. No pedido consta terrenos que foram adquiridos próximos à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) sem demostrar estudo prévio e sem discutir com a Câmara de Vereadores.

Ainda nesta segunda, Claiton Gonçalves entrou na justiça para tentar suspender a votação no Legislativo, mas não foi concedido pelo juiz Mário Romano Maggioni. A prefeitura de Farroupilha deverá cancelar a compra do terrenos que consta como ilegal no pedido de impeachment contra o prefeito Claiton Gonçalves e reconsiderar os pedidos de entidades representativas que entregaram um documento para a administração solicitando que seja desfeito o negócio com a empresa que vendeu o software para a gestão da saúde no município.

O anúncio será realizado nesta terça-feira, 18, a partir das 10h, no Salão Nobre da Prefeitura, durante uma coletiva de imprensa.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.