Meteorologistas alertam para chance de tornado no Rio Grande do Sul

Segundo o Portal Tempo Agora, neste início de semana, há possibilidade de tempestade em todo o Rio Grande do Sul. Tudo isso por causa de uma área de baixa pressão sobre a Argentina que dá origem a uma frente fria nas próximas 48 horas. Como há uma forte massa de ar quente e seco atuando sobre o Rio Grande do Sul, as instabilidades ficam mais intensas e por isso que há grande risco de temporais e até granizo. “Como já houve registro de tornado em Córdoba (Argentina) no domingo (16), e por ser o mesmo sistema que vai avançar pelo Rio Grande do Sul, há risco de ter tornado e/ ou microexplosão na faixa oeste e sul do estado”, avisa Patrícia Vieira, técnica em meteorologia da Somar. O evento pode acontecer em pontos isolados e pegar uma ou outra cidade, não é algo generalizado. De qualquer forma, fica a atenção para fortes rajadas de vento em todo o Rio Grande do Sul.

Na quarta-feira (19), o sistema frontal já se afasta e o dia será com chuva isolada entre a madrugada e manhã no norte do Rio Grande do Sul, mas logo a chuva diminui porém o céu fica bastante nublado. Na metade sul, tempo firme mas céu parcialmente nublado com alguns períodos de melhoria. A combinação da redução de insolação com os ventos que passam a soprar de sul, a temperatura diminui, não faz frio, mas as máximas não passam dos 30°C no oeste. A semana termina com tempo firme e sol o que ajuda a elevar um pouco as temperaturas, mas rapidamente voltam a cair, trazendo a sensação de frio. A chuva desta semana alivia a situação de alguns produtores rurais, mas não reverte por completo o déficit hídrico.

No fim de semana, choveu São Borja pela primeira vez em fevereiro. De acordo com o INMET, foram mais de 50 milímetros, equivalentes a cerca de 30% da média climatológica, que é de 164 milímetros. O Rio Grande do Sul enfrenta chuvas de distribuição irregular desde novembro do ano passado.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.