“A palavra de ordem desta gestão é competitividade”, afirma Leite, em Caxias do Sul

A primeira da série de agendas do governador Eduardo Leite em Caxias do Sul, nesta quarta-feira (5/2), foi uma reunião-almoço – a primeira de 2020 – na Câmara de Indústria e Comércio (CIC) da cidade. Leite já havia palestrado no mesmo local no ano passado, em fevereiro, também na primeira reunião-almoço daquele ano. Se naquela ocasião o principal tema foi a apresentação do quadro estrutural das finanças deficitárias do Estado, desta vez, o governador focou a prestação de contas.

Na palestra, intitulada “Desafios e oportunidades para o RS”, Leite explicou que a palavra de ordem dessa gestão é “competitividade”. “Um Estado como o nosso, com vocação para o trabalho, tem de se colocar em condições de competir no Brasil e no mundo. Temos de trabalhar para recuperar o tempo perdido e, aqui, temos o povo gaúcho, que já sabe empreender. Precisamos dar mais espaço para esse empreendedorismo, e a resposta virá”, garantiu.

A redução dos custos logísticos, tributários e de infraestrutura, assim como a diminuição da burocracia, são alguns dos pilares elegidos pelo governo para retomar a competitividade do Estado. Leite citou o investimento de R$ 300 milhões em estradas, o programa RS Parcerias, a privatização de três estatais, os programas Descomplica RS, RS Digital e RS Sustentável, o novo Código Ambiental, a Receita 2030 e a reforma estrutural da máquina pública como algumas das ações tomadas pela gestão para buscar o ajuste fiscal e para retomar o desenvolvimento econômico do Estado. Além disso, o programa RS Seguro procura deixar a população mais segura, com investimento em inteligência, prevenção e combate ao crime.

Como próximos desafios, Leite citou a reforma tributária e a revisão das isenções fiscais. O governador agradeceu o apoio e a confiança dos empresários de Caxias do Sul. “As reformas aprovadas na Assembleia serão de grande ajuda, mas não serão, por si só, a única solução para as contas do Estado. Precisamos contar com o apoio e os investimentos da iniciativa privada e, por isso, estamos trabalhando para tornar o ambiente de negócios mais atraente no RS”, reforçou.

O presidente da CIC, Ivanir Gasparin, reconheceu a importância da Reforma RS, dos quais sete dos oito projetos foram aprovados pela Assembleia na semana passada. “Graças à coragem e à determinação do governador, conseguimos, com apoio dos deputados, derrubar esse tabu. Nossos representantes pensaram na próxima geração”, destacou. O presidente da CIC ainda entregou uma lista de demandas ao governador.

Os secretários Claudio Gastal (Governança e Gestão Estratégica), Fernando Mattos (adjunto da Inovação, Ciência e Tecnologia) e Ruy Irigaray (Desenvolvimento Econômico e Turismo) acompanharam todas as agendas na Serra gaúcha. Os deputados Carlos Búrigo, Elton Weber, Fran Somensi e Neri, o Carteiro também estavam presentes.

OUTROS COMPROMISSOS

Randon

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 05/02/2020 - Visita à fábrica da Randon. Fotos: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini
Na sede da Randon, Leite se reuniu com lideranças e empresários que fazem parte do Transforma RS – Hub Colaborativo – Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini

Antes da palestra na CIC, Leite se reuniu com lideranças e empresários que fazem parte do Transforma RS – Hub Colaborativo. O encontro ocorreu na sede da Randon, em Caxias do Sul. A empresa está presente em mais de cem países e tem 22 unidades industriais, nas quais gera 11,4 mil empregos, 75% deles no RS.

Leite foi recebido pelo CEO Daniel Randon, que apresentou a atuação da companhia, incluindo, também, projetos de cunho social com os quais a empresa está envolvida. Ao final, o governador foi convidado a conhecer as instalações da fábrica.

Marcopolo

No encerramento da agenda em Caxias do Sul, o governador Eduardo Leite visitou a sede e uma fábrica da Marcopolo. A empresa é líder do mercado brasileiro no segmento ônibus e está entre as maiores fabricantes do mundo. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países. A empresa está na Serra há 70 anos. Em 2019, investiu R$ 70 milhões em um novo centro de fabricação, a Unidade Ana Rech, visitada por Leite nesta quarta-feira.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Secom

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.