Vídeo | Rio Grande do Sul investiga dois casos suspeitos de coronavírus

A Secretaria da Saúde (SES) divulgou nesta sexta-feira (31/1) uma atualização dos casos suspeitos por infecção por coronavírus. Houve um novo registro com suspeita, relacionada a uma mulher de 60 anos, residente em Canoas, que esteve em Hong Kong e Macau recentemente. O outro que permanece em investigação é um homem de 54 anos, residente em Hong Kong, que procurou atendimento durante visita a Novo Hamburgo. Ambos estão sem sinal de gravidade nos sintomas e encontram-se em isolamento domiciliar. Um plano de contingência e ação para municípios e serviços de saúde foi divulgado hoje pela SES.

O caso de uma mulher de Gravataí, divulgado na quinta-feira (30/1), foi excluído. Ela teve apenas contato com chineses no Rio Grande do Sul, mas esses não apresentaram sintomas da infecção. Outros três casos acabaram descartados, com diagnóstico para gripe do tipo influenza, em residentes de Dois irmãos, São Leopoldo e Montenegro. Também houve outras três notificações excluídas (em residentes de Dois Irmãos, Pelotas e São Leopoldo) que não se enquadraram nos critérios de suspeitos.

Hoje, é considerado caso suspeito quando se refere a pessoa que nos últimos 14 dias teve viagem para a China e que venha a apresentar febre acompanhada de algum sintoma respiratório (tosse ou dificuldade para respirar) ou aquela pessoa que teve contato com um caso suspeito e também apresente esse quadro clínico.

A população e os profissionais de saúde do RS podem entrar em contato para esclarecimentos de dúvidas e notificações por meio do telefone 150 do Disque Vigilância ou pelo e-mail [email protected].

Plano de ação

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) publicou nesta sexta-feira uma primeira versão de Plano de Contingência e Ação para o novo coronavírus. O material (disponível em saude.rs.gov.br/coronavirus) descreve as ações de vigilância e atenção em saúde do Estado em todos os níveis de complexidade a serem executadas frente à detecção de um caso suspeito. As orientações buscam minimizar os riscos à população frente a um caso e orientar a adoção de medidas preventivas e indicação de uso de equipamentos de proteção individual (EPI) nos serviços de saúde.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.