Santa Maria decreta situação de emergência devido à estiagem

O Gabinete de Governança da Prefeitura de Santa Maria reuniu, na tarde desta segunda-feira (13), secretarias para tratar dos serviços a serem executados para amenizar alagamentos na cidade.

Ainda nesta segunda, foi dada continuidade à manutenção e ao conserto de redes para escoamento da água da chuva. A partir desse trabalho, foram elencados outros 49 pontos considerados críticos e que devem receber algum tipo de intervenção do Executivo, seja em redes pluviais (para escoamento da água da chuva), patrolamento, empedramento, compactação e desassoreamento (saiba, abaixo, quais são).

Durante a reunião, o principal ponto tratado foi o da abertura de um pregão, na modalidade registro de preço, para contratar horas-máquina para a realização desses serviços, principalmente o desassoreamento do Arroio Cadena. A licitação deve ser publicada nos próximos dias, e o processo deve se estender por até oito dias. Detalhes serão divulgados nos próximos dias. A partir daí, será possível agir mais fortemente nos locais que mais sofreram com a chuvarada no final da semana passada. A ideia é que o serviço seja regular, sendo realizado de forma preventiva. Dessa forma, caso chova tanto quanto choveu na sexta-feira (10), os prejuízos serão amenizados. Foram 115mm em menos de 24 horas de acordo com a Defesa Civil. São esperados 170mm para todo o mês de janeiro.

Até lá, o Executivo segue trabalhando na manutenção de bueiros, serviço que é executado ininterruptamente pelas secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos e Desenvolvimento Rural. Nesta segunda, receberam a atenção da Prefeitura as ruas Paraíba, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes; Godolfin Gay, Amadeu, São Gabriel Lopes e Alfredo Viana, no Bairro Urlândia; e Olegário Mariano, no Divina Providência, foi feita a manutenção de bueiros.

Recebe atenção especial as ruas Maranhão e João Lino Preto, na região dos bairros Tancredo Neves e Pinheiro Machado. No local, recentemente, foi concluída uma obra de drenagem pluvial. A Prefeitura está em tratativas com a empresa responsável pelo serviço para encaminhar uma solução para o problema.

Estiveram presentes na reunião a Casa Civil, a Procuradoria Geral do Município, o Instituto de Planejamento (Iplan), a Defesa Civil e as secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, Desenvolvimento Rural, Estruturação e Regulação Urbana, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Finanças.

Defesa Civil

Consulte, clicando aqui, como agir em caso de desastres naturais. No documento, há orientações em relação a vendavais, inundações e alagamentos, deslizamentos e desabamentos de construções, raios e descargas elétricas e chuva de granizo. Em cada tema, há dicas e procedimentos a serem adotados para a segurança pessoal e da comunidade.

A Defesa Civil atende pelos números 153 e 199.

Os pontos considerados críticos

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17688)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Sair da versão mobile