Propriedade cotiporanense é reconhecida por sua produção integrada

Na última quinta-feira, dia 09 de janeiro, Cotiporã recebeu a visita de representantes do Pisacoop, Ibravin, Fecovinho, Asstec-Serra e Propisa, os quais estiveram no município realizando a entrega de uma placa de identificação, como forma de reconhecimento a propriedade de Cristian Carteri e família, localizada na Comunidade de São Vicente, interior de Cotiporã.

O cotiporanense Cristian é beneficiário do Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Cooperativismo e Associativismo – PISACOOP e trabalha com a produção de uvas, utilizando sistemas menos agressivos ao Meio Ambiente, redução de agrotóxicos, cobertura de solo e outros meios naturais para o cultivo na propriedade.

O encontro contou com a presença do Vice-Prefeito Municipal Ivaldo Wearich, Secretária de Cultura e Turismo, Patrícia Gabriel, Secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Douglas Penso, Vereador Ivelton Mateus Zardo, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Mércia Pessin Fugalli e membros da EMATER de Cotiporã. Ainda, estiveram presentes o Presidente do Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin, Márcio Ferrari e a equipe da Asstec-Serra, uma das entidades executoras, José Paulo da Silva e Silva, Eduardo Piaia, Leandro Venturin e o técnico que assessora a família, Volmir Campagnolo.

Em nome da Administração Municipal de Cotiporã, o Vice-Prefeito Ivaldo Wearich parabenizou a família Carteri pelo trabalho, dedicação e cuidado dedicados no cultivo dos vinhedos. Ainda, ressaltou a importância de produzir alimentos com qualidade e sanidade, pensando sempre na saúde e bem-estar do consumidor bem como na preservação do Meio Ambiente. Ações essas, que são realizadas na propriedade cotiporanense e que servem de exemplo para o município e região. Ivaldo também parabenizou os responsáveis pelo programa que incentiva e valoriza e reafirmou a parceria da Prefeitura Municipal com a agricultura familiar.

Segundo José Paulo da Silva, da Asstec-Serra, o programa não trabalha somente com a qualidade da produção das uvas, pensa também na melhoria das condições da propriedade como um todo. “O Pisacoop busca proporcionar a rentabilidade da família, oferecendo boas condições de vida, consequentemente valorizando a agricultura familiar e possibilitando a manutenção da produção, visto que é ela que alimenta a cidade”, salienta.

Para o agricultor beneficiário, Cristian, participar do programa está trazendo excelentes resultados e sempre tem a possibilidade de aprender mais. “Desde o início da produção eu sempre quis trabalhar com a redução de veneno, pensei como consumidor, que tipo de produto gostaria de consumir. Por isso, o interesse no programa, pensando na segurança alimentar, produção de qualidade e com sanidade. Já conquistamos várias melhorias, como o controle de vigor da planta, tendo diminuição das doenças e dos venenos”, contou.

A propriedade possui 1,2 hectares de vinhedos com as variedades Isabel Precoce, Niágara Rosa, Rainha Itália, Benitaca e Perlona. Todo o cuidado, desde a poda, tratamentos e até colheita são realizados por Cristian Carteri e sua esposa Daniela Duz Carteri.

O Pisacoop conta com a participação de 10 agricultores na região da Serra Gaúcha, através de um convênio entre o Governo Federal – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, e a Prefeitura Municipal de Farroupilha, com duração de três anos. Tem como entidades parceiras a Fecovinho (Federação das Cooperativas Vinícolas do RS) e Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), e para a execução da assessoria técnica Asstec-Serra e Propisa.

A Prefeitura Municipal de Cotiporã, através da Secretaria de Agricultura, possui diversos programas de incentivo às produções integradas no município, buscando facilitar e valorizar o trabalho dos cotiporanenses. Informações referentes aos programas, podem ser obtidas através do telefone 3446-2800. 

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.