Furto de hidrômetros preocupa Samae em Caxias do Sul

Apesar da queda de 30% no último ano em relação aos furtos de hidrômetros registrados em Caxias do Sul, o número continua preocupando o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Algumas ocorrências foram registradas nos primeiros dias do ano. Em uma delas, uma câmera de segurança registrou a ação de um furto que durou cinco horas durante a madrugada. O criminoso saiu com o hidrômetro preso a um grande pedaço da tubulação por não conseguir retira-lo.

Um crime tão grave quanto o furto, que também deve ser denunciado é a receptação do produto.

O Samae recomenda aos usuários que providenciem a adequação do local do hidrômetro, de maneira que o equipamento fique protegido de vândalos. Podendo ser instalado a Caixa de Unidade de Medição de Água (UMA), sendo que ele é o novo padrão de ligação realizada pela Autarquia. A UMA, obriga o acesso apenas ao registro do imóvel, preservando a integridade do medidor. Portanto, dificultando furtos e vandalismos. A instalação da UMA será feita em uma mureta previamente construída pelo proprietário, dentro dos padrões estabelecidos. A caixa será fornecida pelo Samae quando for solicitada a ligação da água e as conexões internas serão feitas pela autarquia no dia da instalação. Também será instalado lacre de aço com código que identifica a equipe que realizou o fechamento da caixa, garantindo o rastreamento do responsável em caso de necessidade. Esse procedimento inibe roubos, é um investimento que vale mais do que ter que pagar a recolocação do produto que varia entre R$ 128,05 e R$ 236,86 e que pode ser furtado novamente.

Mas, quando ocorrer o furto, a população deve informar a autarquia imediatamente pelo plantão 24h, no número 115. Após avisar o Samae, o consumidor deve obrigatoriamente registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) e com o documento em mãos necessita ir até a sede da Autarquia para solicitar um novo hidrômetro no prazo de três dias. Caso o usuário não compareça no Samae, pode sofrer sanções previstas no Decreto n° 18.349/2016.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.