29 de Janeiro é o Dia da Visibilidade Trans

A data de 29 de Janeiro é conhecida como Dia da Visibilidade Trans.

Para entender melhor o que ser trans significa socialmente é necessário entender o conceito de gênero. O conceito gênero é considerado uma construção cultural que orienta papéis e expressões das pessoas na sociedade e independe do sexo biológico, ou seja, gênero é uma construção social. Por conta disso é independente do sexo em que o indivíduo nasce. Em relação a isso Transexual é um termo genérico que caracteriza as pessoas que não se identificam com o gênero que lhe foi atribuído no nascimento. Essas pessoas desejam ser reconhecidas pelo gênero com o qual se identificam. Homens e mulheres transexuais podem ou não manifestar o desejo de se submeterem a intervenções médicas e cirúrgicas para realizarem a adequação dos seus atributos físicos de nascença (inclusive genitais) à sua identidade de gênero constituída.

Mas por qual motivo o dia 29 de janeiro é conhecido como dia de Visibilidade Trans? Segundo fontes da Associação da Parada de orgulho LGBT de São Paulo foi no dia 29 de Janeiro de 2004 que 27 travestis, mulheres transexuais e homens trans entraram no Congresso Nacional em Brasília para lançar a campanha “Travesti e Respeito”, do Departamento de DST, AIDS e Hepatites do Ministério da Saúde. Foi a primeira campanha nacional idealizada e organizada pelas próprias trans para a promoção do respeito e da cidadania. Desde então, a data não é só lembrada mas também é comemorada por ativistas travestis, transexuais, gays, lésbicas e parceiros em geral com diversas ações de visibilidade positiva desta população.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.