Assista | Com detonação de encosta, avançam trabalhos de desobstrução da ERS-122

Uma explosão controlada derrubou um paredão de rochas que corria risco de cair no km 43 da ERS-122, entre os municípios de São Vendelino e Farroupilha, na Serra. A operação, realizada na tarde desta quarta-feira (4/12), faz parte dos trabalhos de liberação do trecho, realizados pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – autarquia vinculada à Secretaria de Logística e Transportes do Estado.

A detonação ocorreu por volta das 14h e necessitou de cerca de duas toneladas de explosivos. O material foi instalado nos 60 furos que as equipes de obras haviam aberto nas rochas.

“Ainda hoje demos início à remoção das mais de 10 mil toneladas de destroços que caíram sobre a pista, no intuito de liberarmos o trânsito o quanto antes”, afirma o secretário Juvir Costella. “Pensamos, acima de tudo, na segurança das pessoas que utilizam a ERS-122. Por isso, após completarmos a limpeza, daremos início à contratação de uma empresa que nos aponte uma solução definitiva para conter quedas de barreira na rodovia.”

A estimativa é que o trânsito no km 43 da ERS-122 seja liberado na próxima terça-feira, dia 10 de dezembro. O tráfego ocorrerá em duas pistas, em sentidos opostos. O trecho terá velocidade controlada e reforço na sinalização.

A ERS-122 está interrompida desde 4 de novembro, em razão do deslizamentos do alto da encosta. Os motoristas que precisam viajar entre Farroupilha e a Região Metropolitana de Porto Alegre devem adotar como desvio as rodovias RSC-470, ERS-446 e RSC-453, passando por Carlos Barbosa e Garibaldi.

https://youtu.be/cWFAf70Fmp8

Texto: Júlio Cunha Neto/Ascom Selt
Edição: Marcelo Flach/Secom

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.