Reforço para a segurança na Serra, Batalhão de Choque é inaugurado em Caxias

O governador Eduardo Leite inaugurou oficialmente na tarde desta quinta-feira (7/11), em Caxias do Sul, o segundo dos dois novos batalhões de choque da Brigada Militar. Assim como a unidade de Pelotas, implantada em outubro, o 4º BPChoque integra a estratégia do programa RS Seguro para o reforço do policiamento no Estado, desta vez, na Serra.

“É uma região referência e muito importante para todo o Rio Grande do Sul, precisa ter a atenção devida na área da segurança para garantir tranquilidade para quem aqui vive e possa trazer ainda mais desenvolvimento”, afirmou o governador, reconhecendo a “bravura e a dedicação dos homens e mulheres que colocam a própria vida em risco para defender os interesses de toda a sociedade”.

4BPChoque 2
É uma região referência que precisa ter atenção na segurança para que possa trazer ainda mais desenvolvimento, disse Leite – Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Com sede no bairro São José, o batalhão já está em atividade desde setembro e conta com 110 policiais militares divididos em quatro pelotões para atender 66 municípios da região. A tropa foi montada com PMs experientes e também novos PMs do grupo de quase 2 mil formados no primeiro semestre. A unidade já conta com 15 viaturas totalmente equipadas e receberá os equipamentos de operações de choque necessários para a atividade.

4BPChoque 4b
Governador cumprimenta o coronel Rodrigo Mohr, em sua primeira missão oficial como novo comandante-geral da Brigada Militar – Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

“Esse efetivo qualificado, as viaturas e os equipamentos de ponta serão destinados ao enfrentamento sistemático do crime em suas múltiplas facetas, subsidiados por ações de inteligência e integração com os diversos órgãos que compõem o sistema de segurança pública”, afirmou o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, que foi ao local conhecer a nova estrutura.

Em sua primeira “missão oficial” como novo comandante-geral da Brigada Militar, o coronel Rodrigo Mohr destacou que a criação do batalhão é um “sonho antigo” da serra gaúcha. “É um orgulho e uma emoção muito grande poder fazer parte deste dia histórico. Tenho certeza que essa tropa de elite vai nos dar muitos resultados positivos e ajudar a reduzirmos ainda mais os índices de criminalidade”, destacou.

4BPChoque 3
Os batalhões de choque atendem ocorrências como motins em presídios e reintegração de posse – Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Além das duas unidades inauguradas neste ano, o RS conta com a atuação do 1º BPChoque de Porto Alegre, o 2º BPChoque de Santa Maria e o 3º BPChoque de Passo Fundo. Os batalhões de choque atendem ocorrências especiais, como motins em presídios, reintegração de posse em áreas urbanas e rurais, para garantir a ordem em manifestações e eventos com grandes multidões, além de serem força reserva à disposição de todo o Estado.

Sob comando do major Álvaro Martinelli, o 4º BPChq também apoiará operacionalmente o Comando Regional da Serra, com ações e operações preventivas e repressivas, visando o controle dos indicadores de criminalidade.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.