Projeto ‘+ Saúde para Você’ encerra dia 29 em Veranópolis

A ampliação do horário de atendimento na Unidade de Saúde Central surgiu da necessidade de oportunizar um horário diferenciado para acesso das pessoas que não conseguem buscar os serviços de saúde no município de Veranópolis em horário comercial. Também, é sabido que pelas características regionais a procura pelos serviços de saúde aumenta significativamente no período do inverno, tanto para adultos, idosos e crianças. Essa iniciativa vai ao encontro das novas diretrizes nacionais, que buscam melhor aproveitamento das estruturas de saúde, ampliando os horários de atendimento e assim oferecendo maior resolutividade das demandas de saúde na Atenção Primária.

Devido a essas características, as pessoas adoentadas procuram por atendimento após as 17 horas, nos serviços de saúde, principalmente, no setor de Urgência e Emergência do Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi, o qual recebe um número expressivo de pacientes, grande parte das pessoas, apresentando queixas como: resfriado comum, gripe, dorsalgia, tosse, dor de garganta, febre recorrente, dor abdominal, diarreia e gastroenterites, infecções virais, enxaqueca, conjuntivite, otite, mal estar e fadiga. De acordo com os protocolos locais ou recomendados pelo Ministério da Saúde, essas demandas, situações e problemas de saúde podem ser absorvidos e resolvidos na Atenção Básica, e durante a realização do horário estendido no Posto de Saúde Central foi possível constatar essas demandas, deixando para o Hospital apenas os casos de Urgência e Emergência.

A implantação do Programa Mais Saúde Para Você proporcionou à população oportunidade e facilidade de atendimento clínico, testes rápidos, pequenos procedimentos, imunizações, consulta de enfermagem, cuidados às condições crônicas, atividades de promoção e prevenção em saúde, tudo isso em horário estendido. Além disso, fortaleceu a Atenção Básica, evitando a significativa busca assistencial em serviços hospitalares e, consequentemente, a redução de gastos em atenção secundária.

Nesse contexto, a Secretaria da Saúde de Veranópolis informa que o Projeto “Mais Saúde para Você”, que oferece horário estendido, será implantado, definitivamente, na Unidade Básica Central e Farmácia Pública Central, no ano de 2020. Os atendimentos acontecerão das 18 horas às 21 horas, de segunda à sexta-feira, nos meses de abril a setembro, através de agendamento e/ou demanda espontânea. Em caso de atendimento de situações classificadas como média e/ou alta complexidade, em que a estrutura não possua capacidade instalada para prestar o atendimento adequado, o usuário será encaminhado de forma segura ao serviço especializado e de referência.

O projeto piloto que iniciou no mês de julho será encerrado no dia 29 de novembro de 2019. “A decisão do encerramento se deu, devido a demanda ter diminuído significativamente no último mês e ter evidenciado a necessidade de otimização de recurso financeiro e humano por parte da Prefeitura de Veranópolis” destaca a Secretária de Saúde Vanessa Caglioni.

Posto de Saúde de Veranópolis Foto Didio Luzzatto

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.