Encontrado primeiro foco do Aedes Aegypti em Cotiporã

No último dia 6 de novembro o setor da Vigilância em Saúde de Cotiporã, recebeu informação do laboratório LACEN da 5ª CRS do Estado do Rio Grande do Sul que foi constatado coleta de larvas do Aedes aegypti na Armadilha de monitoramento de nº 6 nas proximidades do Cemitério Municipal de Cotiporã.

Prontamente a equipe da Vigilância em Saúde do município e Agentes comunitários da Saúde se mobilizaram, onde fizeram a atividade da “delimitação do foco” de 300 metros de varredura onde o foco do Aedes aegypti foi encontrado. Como não foram encontradas novas larvas do Aedes, o município continua não infestado.

Nas atividades da delimitação de foco foram encontradas várias irregularidades principalmente no Cemitério Municipal, onde foi feito mutirão de limpeza, eliminando vasos de vários materiais, como vidros, metais, cerâmicas, floreiras de mármore, granito e envoltos de plásticos cujo materiais não são aconselháveis por reter água. Nos arredores do foco do Aedes também foram achados Pneus com água, os mesmos não tendo cuidados necessários de descarte correto.

A Secretaria da Saúde e a Vigilância em Saúde pede que a população Cotiporanense redobrem sua atenção, já que agora o município de Cotiporã detectou o primeiro caso do mosquito do Aedes aegypti.

Dicas de cuidados:

Deixe 15 minutos reservados por semana para limpeza de pátios, terrenos e casas.
Eliminar água em pratos de flores, entulhos ao redor da casa e tudo que acumule água.
Tampar tonéis, caixas com tampa e tela.
Separar o lixo corretamente do orgânico e seco e descartar em dias e horários corretos.
Lavar e trocar a água semanalmente os potes de cachorros e galinhas.
Manter as calhas das casas em bom estado de conservação para que a água possa escorrer.
Manter os Jazidos dos cemitérios limpos e organizados semanalmente.
Ralos e vasos não usados devem ser tampados e tratados com hipoclorito.
Piscinas requerem cuidados o ano todo, lavando-as as bordas e tratadas com cloro, piscinas não usadas devem permanecer cobertas com lona, cuidando de sempre colocar uma boia no centro e a lona bem esticada, para que a água escorregue e não fique sobre a mesma.
Temos outros cuidados que devem ser observados com relação ao mosquito. Mas o mais importante que cada um faça sua parte, não deixando o mosquito não nascer mais no município. A responsabilidade é de todos nós!

Fonte: Vigilância em Saúde – Cotiporã

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.