CPI acusa empresários de abuso nos preços dos combustíveis em Jaguarão

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Vereadores de Jaguarão, que investigou a composição dos preços dos combustíveis vendidos no município, acusa os empresários do setor de praticarem abuso de poder econômico. Segundo o relatório, aprovado por unanimidade, “a população esta nas mãos de uma pequena quantidade de empresas que representam grande parcela de mercado e que buscam apenas o lucro.”

Após quase seis meses de trabalho investigativo, materializado em várias audiências públicas, tomadas de depoimentos, coleta de informações e realização de diligências, a CPI identificou a existência de cartel, que mantém o preço da gosolina, por exemplo, em R$ 5,29. Os empresários negam, mas os vereadores são enfáticos: “as empresas revendedoras de combustíveis atuam de forma nitidamente alinhada no momento em que fixam os preços.”

O relatório será apresentado ao Ministério Público Estadual e Federal nos próximos dias. Nele, o vereador Luiz Veleda (MDB), relator da CPI, afirma que esta clara a infração à ordem econômica, pois os empresário impõem seus preços excessivos, sem justa causa. “Embora possuam o direito de fixar livremente os preços, devem buscar um equilíbrio, pois a liberdade econômica deve ser pautada pelo respeito ao consumidor,” afirma.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.