Cia Teatral Tem Gente no Palco de Veranópolis é contemplado em importante edital estadual

A Cia Teatral Tem Gente no Palco, Cia de teatro atuante há 17 anos em Veranópolis e que atualmente faz parte da Associação Musical do município, é a grande responsável pelo florescer teatral na cidade e região, sempre comprometida com montagens anuais muito esperadas no calendário local, marcadas pelo constante aperfeiçoamento de uma linguagem cênica popular, acessível e comprometida com a sociedade e cultura de seu país.

Recentemente, o Grupo Adulto da Cia participou do Edital SEDAC nº 02/2019 FAC Teatro Hoje: Serafim Bemol proposto pela Secretaria de Cultura do Estado do RS e no último dia 21 de novembro teve confirmada a notícia, através do Diário Oficial do Estado, de que seu Projeto intitulado Canto de Cravo e Rosa, que tem como proponente a produtora Sync. Produções de Arte Marina Mendo, fora contemplado.

O Edital tem como finalidade a montagem e estreia de uma peça teatral de dramaturgo(a) gaúcho com previsão para a primeira apresentação no Teatro São Pedro, de Porto Alegre, e outra apresentação no interior do estado. Onde 04 grupos, sendo 02 (dois) da capital gaúcha e 02 (dois) do interior do estado, seriam contemplados com prêmio em dinheiro para realização do Projeto.

O Grupo Tem Gente no Palco ficou em segundo lugar entre os quatro projetos vencedores de todos os inscritos e selecionados no estado do RS. Uma importante conquista que vem para ratificar, confirmar, a importância e qualidade do trabalho que desenvolve em Veranópolis e vem propagando a todos os lugares por onde passa.

“Mais do que nunca a Arte, a cultura de nosso país, necessita de ações que venham a expandir, de forma abrangente, a sua força e valor. O quanto ela se faz necessária e é transformadora. Por isso, um Edital como este é de extrema importância e alegria para nosso Grupo não só para validar, ainda mais, o alcance da arte teatral, mas o comprometimento de políticas públicas culturais que dão certo, o profissionalismo e responsabilidade que nós artistas temos em tudo o que fazemos e a valorização da arte teatral do interior do nosso estado que é extremamente produtiva.” Salienta a coordenadora, professora e diretora teatral da Cia Tem Gente no Palco Izabel Cristina da Silveira, que está à frente da mesma desde 2012. Anteriormente, nos anos de 2004 a 2007 e 2010 ao final de 2011, a atriz, diretora e produtora teatral Marina Mendo (também de Veranópolis e proponente deste Projeto) presidia o Grupo Tem Gente no Palco.

Além de Marina e Izabel Cristina na direção do trabalho, uma equipe artística qualificada, formada pela dramaturga, preparadores vocais e musicais, preparadora corporal e coreógrafa, figurinista, cenógrafo e iluminador trabalharão com o grupo ao longo de 07 meses em duas frentes – imersão e criação o que possibilitará ao Grupo adulto do Tem gente no Palco aprimorar sua singularidade expressiva através de oficinas de formação voltadas à criação do espetáculo. Outros profissionais oriundos de Veranópolis como Cristiane Ferronato (preparação musical) e Ton Muller (fotografia) fazem parte do Projeto.

O Canto de Cravo é Rosa é um texto da dramaturga gaúcha Viviane Juguero que tem longa experiência como atriz, professora e pesquisadora do teatro para Infância e Juventude. O texto que foi construído a partir de referências de diversas manifestações do universo popular: cantigas e brincadeiras folclóricas, fábulas, folguedos, contos e quadrinhas, dará forma a um espetáculo musical, cantado e tocado pelos atores e direcionado ao público de todas as idades.

Em se tratando de um projeto financiado com dinheiro público é importante salientar que além da contrapartida de formação para valorizar e qualificar o trabalho do Grupo e intercâmbio de trocas com público da capital, o Projeto “Canto de Cravo e Rosa” prevê 02 ensaios abertos para escolas da Rede Pública de Ensino em Veranópolis; distribuição de 100 ingressos por apresentação às escolas da Rede Pública de Ensino nos municípios de apresentação do espetáculo – Porto Alegre e Veranópolis – além de transporte gratuito até o teatro e 5% da bilheteria para artistas residentes em cada um dos municípios. Estas sessões serão seguidas de um bate-papo com a autora Viviane Juguero e Cia Teatral tem Gente no Palco. Em cada uma das apresentações estão também previstas ações de acessibilidade cultural com serviço de AD (audiodescrição) para pessoas com deficiência visual e tradução simultânea em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para pessoas com deficiência auditiva. Os ingressos para o público em geral serão comercializados a preço popular de R$10,00 (Dez Reais) com direito à meia-entrada (estudantes, professores e maiores de 60 anos).

Após estreia no Theatro São Pedro em 2020, a montagem vai se apresentar no Teatro da Casa de Cultura Frei Rovílio Costa em Veranópolis, prédio histórico inaugurado em 1914, e que está em fase de revitalização.

Parabéns a Cia Teatral Tem Gente no Palco por essa importante conquista!

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.