Após cinquenta anos, voos regulares de São Borja a Porto Alegre são retomados

Foram retomadas na quinta-feira (21/11) as operações regulares dos voos entre São Borja e Porto Alegre. Após cinquenta anos de inatividade, uma viagem inaugural marcou o retorno dos serviços no município da Fronteira Oeste do estado.

As operações são realizadas às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, com saída de Porto Alegre às 13h15 e retorno, a partir do aeroporto João Manoel, às 15h30. A Two Flex – empresa responsável pelos voos –, colocou à disposição aeronaves Cessna 208 Caravan, com capacidade para nove passageiros.

De acordo com o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, a operação dos voos entre São Borja e Porto Alegre é reflexo da maior oferta nos aeroportos do interior. “Esse acontecimento comprova o acerto das políticas do governo do Estado no estímulo à implantação de novas rotas comerciais”, salienta. “Ao incentivarmos a adesão das companhias aéreas ao nosso Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR/RS), aproximamos regiões estratégicas dos grandes centros e oportunizamos novos investimentos para o setor.”

aeroporto regional são borja comunidade regional voos retomados
Autoridades e moradores da região estiveram no aeroporto João Manoel, em São Borja, para comemorar a retomada dos voos – Foto: Divulgação / prefeitura de São Borja

Costella também destacou a importância das alterações realizadas pelo governo do Estado nos decretos que regem o funcionamento das rotas de voos comerciais. Entre as medidas, a terceirização da operação dos voos por parte das empresas e a redução da alíquota de ICMS sobre os combustíveis das aeronaves.

Conforme o titular da pasta, o incentivo à aviação é determinante para potencializar a infraestrutura logística estadual. “Precisamos mudar o fato de o Rio Grande do Sul ser, hoje, o Estado brasileiro mais dependente do modal rodoviário”, afirma Costella. “No caso de São Borja, os passageiros dos voos levarão duas horas para chegar à Capital, enquanto, de carro, a viagem duraria, pelo menos, sete horas”, complementa.

Texto: Raphael Nunes, com supervisão de Júlio Cunha Neto/Ascom selt
Edição: Secom

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.