Antônio Prado ganha novos empreendimentos no meio rural

Três novos empreendimentos foram inaugurados na sexta-feira (08/11) em Antônio Prado: as agroindústrias familiares Dei Condi e Cantina Della Vittoria e a Morangos Tolardo. O presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, o prefeito Juarez Santinon, a coordenadora regional da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Lucimar Rodrigues, e autoridades locais participaram dos atos.

Sandri destacou o ganho econômico das propriedades rurais quando, além da produção, há gestão, transformação da matéria-prima e comercialização com Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters).

“Esses empreendimentos engrandecem a nossa cidade, com produtos de qualidade, e representam um ganho maior paras as famílias, sua permanência na colônia, com a geração de emprego e renda e com qualidade de vida, e são exemplos a serem seguidos”, afirmou o prefeito, que também se disse orgulhoso da parceria com a Emater/RS-Ascar, “que gera resultados”.

Em cada propriedade, a equipe da Emater/RS-Ascar do município apresentou alguns resultados do trabalho desenvolvido, que contribuíram para a sustentabilidade das propriedades, a multiplicação da renda, mesmo com cultivos em pequenas áreas, e a sucessão familiar rural.

Com assistência da Emater/RS-Ascar, em 2016 a família de José Antônio e Ivone Tolardo mudou a matriz produtiva da propriedade e implantou o cultivo de morango em substrato, que ocupa apenas 0,8 ha, mas fez com que a renda da família crescesse 1.071% em três anos. Com isso, os filhos jovens (Maicon e Lucas), que estavam trabalhando fora, retornaram à propriedade.

Para a família de Ademir e Marizete Bortolon, a agroindústria foi a alternativa para agregar valor à uva produzida e fazer com que os filhos jovens, que gostam de trabalhar na agricultura, permanecessem na propriedade. “Isso é tudo para nós, se não tivesse esse investimento não ia ter como a gente se manter na agricultura”, diz o jovem Cleiton, sucessor com voz ativa na propriedade, assim como o irmão Daniel, que cursa Agronomia, e a irmã Vitória. A propriedade, com 10,5 ha, é bem diversificada (agroindústria, leite, milho, uva, morango e verduras orgânicos) e também está inserida no turismo, fazendo parte da Rota dos Recantos Coloniais de Antônio Prado.

Márcio Veadrigo, proprietário da agroindústria Dei Condi, que produz suco de uva e geleias, também destacou e agradeceu o suporte que teve da Emater/RS-Ascar e do poder público ao longo dos anos para que o sonho da agroindústria se concretizasse. “O maior intuito era de poder proporcionar uma rentabilidade e uma vida melhor para nós e para nossos filhos, para que eles sintam vontade de ficar”, ressalta o produtor, que relatou que a agroindústria já está consolidada no mercado e quer prosperar cada vez mais.

A Dei Condi e a Cantina Della Vittoria fazem parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) do Governo do Estado. Em toda a região da Serra, já são em torno de 230 agroindústrias legalizadas.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Caxias do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.