Segundo administração municipal, Zona Azul promete democratizar o trânsito em Veranópolis

O Poder Executivo de Veranópolis elaborou o projeto de lei que institui o sistema de estacionamento rotativo pago nas vias públicas do município, denominado “Zona Azul de Veranópolis”, o qual foi aprovado para ser executado pelos vereadores na sessão do dia 21 de outubro.

A finalidade do estacionamento rotativo pago de veículos automotores nas vias e logradouros da cidade é unicamente de disciplinar o estacionamento nesses espaços públicos, oportunizando o uso racional das vagas para que o maior número possível de usuários possa usufruir do sistema em condições de igualdade.

As vias que poderão, segundo o projeto aprovado, ser abrangidas com o estacionamento rotativo são:

Avenida Osvaldo Aranha, trecho compreendido entre as Ruas Marechal Deodoro da Fonseca e São Francisco de Assis;

Avenida Doutor José Montaury, trecho compreendido entre as Ruas Marechal Deodoro da Fonseca e 24 de Maio;

Rua Marechal Deodoro da Fonseca; trecho compreendido entre as Avenidas Osvaldo Aranha e Doutor José Montaury;

Rua Andrade Neves;

Rua Júlio de Castilhos, trecho compreendido entre as Avenida Osvaldo Aranha e Ernesto Alves;
Rua Carlos Barbosa;

Rua 24 de Maio, trecho compreendido entre as Avenidas Osvaldo Aranha e Doutor José Montaury.

Por solicitação da população aos vereadores, foi incluso também:

Avenida Doutor José Montaury, trecho compreendido entre as Ruas Marechal Deodoro da Fonseca e Flores da Cunha.

Segundo dados do Detran, existe em Veranópolis mais de 18 mil veículos registrados no município, para uma população de 26 mil habitantes. Se avaliarmos que muitas pessoas das cidades vizinhas como Fagundes Varela, Cotiporã e Vila Flores também transitam com frequência pelas ruas do município esse número de veículos aumenta consideravelmente.

Segundo o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Romeo M. Tedesco, a ideia do estacionamento rotativo é que se tenha mais oferta de vagas nas principais ruas onde o comércio está concentrado. “Conforme o projeto não foi tão grande a área de estacionamento rotativo que está sendo sugerido nesse primeiro momento, para possibilitar que os trabalhadores também tenham onde estacionar”, destacou o Secretário.

Na apresentação do projeto Zona Azul junto a Câmara de Vereadores também foi aprovado a criação do cargo de Agente Fiscal de Trânsito, que terá como função orientar e organizar o trânsito em todo o território municipal (urbano e rural) podendo inclusive aplicar autuações em casos de infração das leis de trânsito se necessário.

O sistema de estacionamento rotativo ainda levará alguns meses para ser colocado em prática, agora passa pela elaboração do edital de concessão que definirá várias questões do projeto, dentre o valor a ser aplicado. Haverá continuidade das vagas especiais para idosos (5%) e para pessoas com deficiências (2%), onde os carros estacionados nesses locais e identificados com a credencial emitida pela Prefeitura, não necessitarão pagar o estacionamento, mas devem seguir como os demais o tempo máximo de estacionamento na mesma vaga de até 2 horas. E para os carros de emergência, como ambulâncias e bombeiros, ou da Polícia Civil e Militar, estarão isentos a rotatividade e ao pagamento.
As áreas de estacionamento rotativo poderão ser ampliadas ou diminuídas, conforme critérios de necessidade ou interesse, inclusive para outros locais fora do centro da cidade.

Assista

Assista a reportagem da Studio TV com o Secretário Romeo Mattielo Tedesco sobre o tema:

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