Roteiro Caminhos de Caravaggio é aprovado na Assembleia e segue para sanção do governador

Por unanimidade, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na tarde desta terça-feira, 15, iniciativa do deputado Carlos Búrigo (MDB) que institui na legislação estadual o Roteiro Turístico Caminhos de Caravaggio. O percurso foi concebido no município de Farroupilha, e busca promover a integração turística da região, fortalecendo a produção das comunidades locais, por meio do incentivo de empreendimentos turísticos e eventos relacionados a religiosidade, esportes, meio ambiente, cultura e gastronomia. Também estão inclusos no projeto os municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Caxias do Sul.

A matéria segue agora para sanção do governador. A legislação tem o objetivo de promover o acesso dos setores público e privado às políticas públicas de fomento ao turismo, cada vez mais direcionadas para as rotas e roteiros, como no caso programa Investe Turismo, do Governo Federal, anunciado no primeiro semestre. São recursos disponíveis para qualificação da infraestrutura, linhas de crédito para empreendedores e qualificação de mão de obra, por exemplo.

O roteiro instituído foi inspirado no mítico Caminhos de Compostela, entre a França e a Espanha, e foi concebido com a expectativa de unir os santuários de Caravaggio de Canela e de Farroupilha por trilhas, estradas, rodovias, pontes e rios que cortam as zonas rurais e urbanas dos cinco municípios. “São mais de 20 igrejas e capelas distribuídas ao longo dos 200km da rota. O novo trajeto turístico da Serra tem potencial para atrair peregrinos, ciclistas, maratonistas e tradicionalistas, por exemplo. A união de microrregiões para o desenvolvimento integrado do turismo da Serra é o grande objetivo desse projeto”, avaliou Búrigo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.