Geral

Projeto Foquinhas premia vencedores na Feira do Livro de Veranópolis

Ao longo dos últimos quatro meses, sete turmas de nonos anos das escolas de Veranópolis participaram do Projeto Foquinhas.

A edição contou com diversas atividades. No primeiro encontro, profissionais d’O Estafeta e da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude conversaram com os estudantes, apresentando o projeto, trataram sobre a importância do jornalismo, da notícia, da busca de informações verdadeiras, dos critérios para escolha das pautas, da importância da leitura e da contextualização social, o que são fake news, além de tirarem dúvidas dos estudantes. No segundo momento, os professores de cada escola debateram as estratégias de aplicarem conteúdos e elaborarem o jornal de forma multidisciplinar.


Na sequências, as turmas foram para a redação do jornal, conversaram com os editores e voltaram para as escolas para elaborarem os diversos conteúdos a serem publicados. Algumas escolas chegaram a desenvolver concursos internos de criação de materiais, como as charges. Outras, formaram as equipes que iriam a campo pesquisar os diversos assuntos, como problemas sociais, questões que interferem no dia a dia de seus bairros, as dificuldades enfrentadas, mas foram além disso: contaram histórias de superação, de pessoas que passaram pelos seus corredores e que servem de exemplo, contaram a história de suas escolas, apresentaram projetos desenvolvidos, eventos realizados, entre outros.


Outro exemplo da importância desse projeto foi a formação de líderes: as turmas escolheram quem seriam os editores e sub-editores.
Depois de todo o conteúdo pronto, foram escolhidos os colegas que iriam novamente para a redação d’O Estafeta para fazer a diagramação de suas páginas. Cada escola tinha a sua disposição oito páginas para criar seu jornal. O nome também ficou por conta das turmas.
O resultado, de acordo com os produtores, foi surpreendente. “Cada jornal com o olhar de cada aluno, com o olhar de seu bairro, de sua escola e da sua vivência.” Para 2020, a segunda edição do projeto será ampliada.


Os projetos vencedores foram divulgados nesta quarta-feira, 09 de outubro, com a premiação inclusa nas programações da 27ª Feira do Livro de Veranópolis. A Escola Municipal Adriano Farina conquistou o primeiro lugar, seguida pela EMEF Senador Alberto Pasqualini, com o segundo lugar. Os alunos da escola vencedora foram contemplados com uma viagem para o parque Acqua Lokos.


Os trabalhos foram analisados por uma comissão avaliadora formada por quatro profissionais do jornal O Estafeta, quatro integrantes da Secretaria Municipal de Educação, pelo publicitário e diretor da Agência V Propaganda, Rodrigo Pelliccioli e pela professora e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul, doutora em comunicação, Marlene Branca Sólio.


Todos os projetos podem ser conferidos na edição desta semana do jornal.

Fotos: Letícia Ana Fracasso

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Valorize o investimento na reportagem e jornalismo. Cópia somente com citação de fonte.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios