Palestra com a Patronesse na Feira do Livro de Veranópolis

A programação da 27ª Feira do Livro de Veranópolis, trouxe na noite da segunda-feira, dia 07 de outubro, a palestra da patronesse do evento: Jane Lourdes Dal Pai Giugno, que conversou com o público presente, composto principalmente por professoras e universitários.

Biografia de Jane Lourdes Dal Pai Giugno:

UM POUCO DO QUE FUI E SOU

Meu nome é JANE LOURDES DAL PAI GIUGNO, nasci em 04 de fevereiro de 1952, filha de Eugênio Dal Pai e Olympia Lúcia Farina. Sou casada com Cesar da Fonseca Giugno e temos dois filhos Christian e Angela que por sua vez nos deram a alegria de sermos avós de Vittória Maria e Maria Fernanda.

Aos dezessete anos, iniciei minha carreira profissional. No momento em que conclui o Curso de Magistério, ingressei no rol dos profissionais da educação, lecionando para crianças de 1º ano, na Escola Normal Regina Coeli. Neste educandário permaneci por quarenta e sete anos (até final de 2016), onde desempenhei os cargos de Vice-diretora, supervisora escolar e professora, contribuindo, sobremaneira, na formação de professores, atuando diretamente no curso Normal- Ensino Médio. Gostaria de salientar que enquanto cursava o Magistério, tive oportunidade de compor a letra do Hino em comemoração aos 50 anos da chegada das Irmãs de São José em Veranópolis.

Paralelo ao trabalho, ingressei na Universidade de Caxias do Sul, no curso de Licenciatura em Música, com a opção pelo piano, como instrumento de base. Ingressei no Magistério Público Estadual, em 1972, lecionando Música de 5a a 8a série, nas escolas estaduais de Vila Flores, Fagundes Varela e Veranópolis. Posteriormente, minha atuação se deu como Supervisora Escolar, na Escola São Luiz Gonzaga, até 1998. Implementei em parceria com colega orientadora educacional, o Laboratório de Alfabetização, com apoio da 16ªDE, e atuei na formação de professores de anos iniciais em diversas escolas da rede estadual da região. Como psicopedagoga, desempenhei a função junto à Tomasetto Clínica de Pediatria e Adolescência, integrando a equipe multidisciplinar. Participei da implementação do curso de 2º Grau, no Colégio de 1º e 2º graus Reina Coeli /CECOVEA. Integrei a equipe de Supervisão da SMEC de Veranópolis, por 04 anos. Participei na organização da Escola de 1º grau Comecinho de Vida, implementando o Ensino Fundamental. Fiz parte do processo de incorporação da Escola Evolução, pela entidade AVAEC sendo, a partir de então, coordenadora geral, atuando até o presente momento. Minha experiência em nível universitário deu-se junto à UCS/CARVI, atuando como professora da graduação, pós-graduação e capacitação de professores em nível de extensão universitária, bem como na coordenação do curso de Pedagogia por 17 anos.

Em minha formação trago presente os seguintes cursos: Pós-Graduação em Métodos e Técnicas de Ensino-MTE-PUCRS; Pós-Graduação em Educação – Aperfeiçoamento em Metodologia Científica Aplicada ao Ensino, PUCRS; Formação em “Alfabetização para crianças repetentes”, junto à Clínica de foniatria Dr. Paulo Cristóvão-POA/RS; Especialização em Psicopedagogia Terapêutica, no Centro de Estudos Médicos e Psicopedagógicos de Porto Alegre; Formação em Modificabilidade Estrutural Cognitiva e Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI I) Níveis I e II- Centro Universitário La Salle / RS. Pós Graduação Latu-Sensu Especialização em Formação para Educação a Distância- UCS. Mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, tendo como temática “Abordagem sócio-histórica em inteligência e cognição”.

Durante minha trajetória, além de ocupar espaços radiofônicos mensais, tenho também me dedicado a realizar escritos acadêmicos e palestras a pais, alunos e professores, bem como Jornadas de formação Pedagógica em escolas locais e da região.

Passado esse tempo, ainda permanece em mim a vontade de ser professora, equilibrando o entusiasmo excessivo e a cautela imobilizadora.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.