Operação integrada fecha casa geriátrica clandestina na Zona Sul de Porto Alegre

Em uma operação integrada, membros da Polícia Civil e dos órgãos de fiscalização e assistência social da Prefeitura de Porto Alegre fecharam, na tarde desta quarta-feira, 9, um estabelecimento clandestino que funcionava como casa geriátrica na Zona Sul da Capital. No local, estavam cerca de 18 residentes, a maioria deles idosos. Um homem de 26 anos, identificado como um dos proprietários, foi detido.

A operação foi deflagrada a partir de uma reunião, no início desta tarde, pela Delegacia de Proteção ao Idoso, ligada à Polícia Civil, com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSeg) e da Guarda Municipal, além da Vigilância em Serviços de Interesse à Saúde, da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e da Coordenadoria do Idoso da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE). Participaram, ainda, representantes da Corregedoria do Tribunal de Justiça e da Procuradoria do Idoso. Três equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestaram apoio aos encaminhamentos dos residentes.

Conforme o secretário municipal de Segurança Pública, Rafael Oliveira, a casa não apresentava condições mínimas de acolher os idosos. “O cheiro é horrível. Não há uma higiene mínima para que essas pessoas possam viver com asseio e saúde. Os pacientes estavam no meio de fezes e urina, alguns deles amarrados à cama e em situações gravíssimas de saúde, sequer condição técnica sequer de receber alimentação. Isso aqui é a antessala do cemitério, e não pode continuar aberto”, afirmou.

Segundo a delegada Cristiane Pires Ramos, da Delegacia do Idoso, as ações tiveram início no final de semana, a partir de uma denúncia – recebida pela Polícia Civil – de que os idosos estariam em situação de abandono e maus tratos. A Brigada Militar esteve no local e confirmou o fato. A Delegacia do Idoso foi então acionada.

A situação se agravou na madrugada de sábado para domingo, quando uma idosa de 68 anos faleceu depois de ser encaminhada a um hospital. Posteriormente, descobriu-se que um paciente psiquiátrico de 38 anos também havia falecido em circunstâncias semelhantes. A Polícia Civil aponta que nenhum dos dois apresentava marcas de violência, mas ainda investiga se as mortes podem ter sido causadas por negligência.

A Polícia Civil está investigando outros casos de possíveis maus tratos aos idosos. Pelos registros da SMDE, existem em Porto Alegre 141 estabelecimentos autorizados a atuar como clínicas geriátricas regulares.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.