Mais de 5 mil telhas são entregues em Lagoa Vermelha

Mais de cinco mil telhas foram entregues para as famílias que tiveram suas residências danificadas pela queda de granizo nesta segunda-feira (21). Além das entregas, equipes de voluntários estão realizando a reconstrução dos telhados, principalmente para pessoas que não possuem condições realizar o trabalho nas coberturas de suas casas.  Mais de 4 mil residências foram danificadas pela chuva de granizo.

Um dos munícipes que sofreu prejuízos com a queda de granizo, Osmar Rodrigues, do bairro Boa Vista explica que a doação de telhas é importante para as pessoas que não possuem condições financeiras para a compra. “Ninguém têm condições de chegar na loja e comprar tudo à vista. Eu acho que ajuda é bem-vinda, por exemplo aqui vai faltar algumas telhas, mas vai faltar menos”, diz Osmar, que recebeu telhas de 6 mm.

“O povo de Lagoa Vermelha está sendo muito comunitário”, diz emocionada a moradora do bairro Oliveira, Terezinha do Nascimento. Ela conta que necessitou de ajuda e recebeu doações de alimentos e roupas. “Agradeço a todos pela ajuda e carinho que tiveram comigo e minha família”, fala.

Já o morador do bairro Oliveira, Loreno Benotti, obteve telhas de 4 mm. “Tenho que agradecer a Deus, porque foi somente o meu telhado, não houve fortes rajadas de vento”. Loreno salienta que muitas pessoas precisam do dobro de auxílio. “Quem têm melhores condições financeira, precisa olhar para as pessoas que têm baixa renda no Município”, ressalta.

Espírito comunitário

“Eu acredito que somente quem passa por uma dor sabe o tamanho dela”, enfatiza o secretário de obras e viação, Eder Piardi. No dia 19 de agosto de 2017, outra tempestade de granizo atingiu Lagoa Vermelha, 2,5 mil residências foram afetadas. “Em 2017 o Município inteiro se abraçou aos moradores atingidos, e dessa forma, conseguimos reconstruir., e agora não é diferente”.

O objetivo é normalizar o mais rápido possível a vida das famílias que tiveram prejuízo materiais, de acordo com Piardi.  Equipes de voluntários estão ajudando “quem não têm condições de reconstruir suas casas, como idosos e acamados”, ilustra o secretário.

Resultados do trabalho e recursos

Nessa segunda-feira (21) o trabalho de entrega de telhas foi encerrado nos bairros Oliveira II, e está sendo finalizado nos bairros São José e Boa Vista. “Começamos nos bairros mais atingidos, e após será a vez dos menos atingidos”, revela Piardi. São 30 telhas de 4 milímetros e de 15 telhas de 6 milímetros, que estão sendo colocadas conforme a situação de cada residência. O mapeamento das casas está sendo feito por assistentes sociais.

“O primeiro montante veio somente de recursos próprios de Lagoa Vermelha”. Foram 20 mil telhas, além de doações particulares e de outros Municípios. A Associação dos Municípios do Nordeste Rio Grandense (Amunor), também fez um consórcio para o recebimento de telhas e em breve chegarão mais telhas por meio da Defesa Civil. Ao todo os repasses de Lagoa Vermelha chegaram à 20 mil reais na compra das telhas, totalizando 20 mil telhas.

Os bairros impactados pelo granizo são: Gaúcha, Colina da Lagoa, Oliveira I e II, Vida Nova, Operário, São José, São Cristóvão¸ Pajé, Industrial Santa Terezinha, Floresta,  Cohab,  Boa Vista,  Jardim Lindóia, São  Sebastião, Distrito Industrial I e II,  Medianeira, Nunes, Rodrigues e parte do Centro. Além de comunidades rurais: Rincão São Francisco, Alecrim, Reassentamento 25 de Julho, Vimes, Pizzamiglio, Fraternidade e Engenho Velho.

Informações e foto da Prefeitura de Lagoa Vermelha.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.