Funcionário das obras da Corsan é soterrado em Carazinho

Conforme o Portal Diário da Manhã, um acidente de trabalho nas obras do esgotamento sanitário de Carazinho chamou a atenção no fim de semana. Durante a realização dos trabalhos de abertura de valas para colocação do encanamento de esgoto no Bairro Princesa, um trabalhador acabou sendo soterrado.

O fato aconteceu por volta das 14h45min do sábado (26), horário em que o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Carazinho foi acionado para atender a ocorrência. O fato aconteceu na rua Cel. Camissão.

Conforme o sargento Castro, do CBM, os socorrista ao chegarem no local se depararam com uma situação extremamente grave, onde a vítima, um homem de 20 anos, estava totalmente soterrado em um buraco de aproximadamente três metros de profundidade, aparecendo somente um vestígio do capacete, que foi por onde o resgate se iniciou.

O oficial informou ainda que não foi possível a utilização de nenhum maquinário para a retirada da terra que estava sobre a vítima, sendo toda a operação braçal, onde os equipamentos utilizados foram pás, enxadas e baldes.

“Outra dificuldade que encontramos é que o homem fraturou o pé direito e não tinha condições de se ajudar” revelou o sargento.

O homem foi resgatado e encaminhado, lúcido, pelo SAMU ao Hospital de Caridade de Carazinho. O atendimento a ocorrência encerrou mais de uma hora após o chamado. Depois de encerrado o salvamento, os bombeiros comemoraram o êxito na ação, já que o homem não registrou outras complicações além do ferimento no pé. Até o fechamento desta edição, a vítima já havia recebido alta do HCC.

Questões de segurança são exigidas em contrato entre Corsan e empresas

Depois do acidente de trabalho, o Coordenador Operacional da unidade da Corsan de Carazinho, Rudinei Craco, relatou em entrevista à Rádio Diário AM 780 que as obras possuem um perfil de risco. O funcionário envolvido no acidente possui vínculo com uma das empresas terceirizadas pela Corsan, responsáveis por executar as obras do esgotamento sanitário na cidade.

“O próprio contrato entre a Corsan e a empresa que presta as obras já prevê que a empresa precisa contar com todas as medidas de segurança que regem os serviços desta natureza, porque por si só, esses são serviços que apresentam certo risco em função da profundidade das valas que são instaladas para a rede de esgoto”, relata Craco.

O profissional da autarquia gaúcha ainda destaca que há uma série de exigências de segurança que as empresas precisam cumprir para prosseguir com os trabalhos, bem como a oferta aos trabalhadores de equipamentos de proteção individual e coletiva. Ainda, conforme Craco, a Corsan também disponibiliza do serviço de segurança no trabalho, visando orientar e propor medidas de prevenção aos funcionários, tanto da companhia, quanto terceirizados.

Segundo Rudinei Craco, o fato registrado no sábado foi o primeiro de maior gravidade ocorrido nas obras do esgotamento sanitário na cidade carazinhense.

“Depois de ocorrido o acidente nós prestamos o apoio necessário e, para evitar esse tipo de situação, nós temos barreiras de contenção para valas maiores de 1,2 metro de profundidade. Acreditamos que essa situação possa ter ocorrido devido a instabilidade do solo ou que a  vibração das próprias máquinas possa ter gerado esse caso fortuito”, expõe Craco, que conclui comemorando e parabenizando as equipes de socorro que agiram de maneira rápida e evitaram problemas maiores ao trabalhador

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.