DetranRS simplifica processo e emplacamento fica mais rápido

A partir da próxima segunda-feira (21/10), proprietários de veículos que necessitam fazer o primeiro emplacamento ou substituição de placa vão economizar tempo. O DetranRS simplificou o processo e não será mais necessário voltar ao Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) para colocar a placa, finalizando o processo de emplacamento na própria Estampadora de Placa de Identificação Veicular (EPIV).

Até então, depois de ir ao CRVA fazer a vistoria, o proprietário devia levar a autorização para fabricação da placa na EPIV e retornar ao CRVA para colocar a placa e inserir a informação no sistema para o encerramento do processo. Com a adoção da placa Mercosul, que não possui lacre, e o credenciamento das EPIVs pelo DetranRS, essa etapa se tornou desnecessária. Agora, nos serviços que geram novo documento e que há necessidade de emplacamento, a ordem para impressão no sistema já ocorrerá logo após a confirmação da estampagem da placa na EPIV.

O proprietário deverá entregar as placas e lacres antigos para a EPIV, que as inutilizará, e certificar-se de que as novas placas sejam colocadas corretamente no veículo autorizado pelo CRVA. A fixação em si da placa no veículo pode ser realizada por um terceiro, inclusive a própria EPIV.

Veja como fica o novo fluxo:

Infográfico do fluxo de emplacamento de veículo

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.