Bento é a primeira cidade do Brasil a atender chamadas diretas do Samu

Na manhã desta quarta-feira, 30, na presença da secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, do prefeito Guilherme Pasin e do secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira foi inaugurado no Município, o Projeto pioneiro no Brasil com a instalação da Regulação Compartilhada, por meio de Centrais Acessórias de Regulação Remota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Durante o horário pré-determinado para o funcionamento da regulação compartilhada, os profissionais no Município receberão as chamadas que, de outro modo, seriam atendidas em Porto Alegre.

Na oportunidade, o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade explicou o projeto, e enfatizou que o processo de regulação remota irá transformar o serviço em referência nacional. “Teremos um atendimento mais qualificado aos munícipes de Bento, porque além do sistema informatizado de alta tecnologia, também contaremos com o conhecimento que os profissionais possuem da região”.

“Esse era um compromisso nosso com cada cidadão. Agradecemos ao Governo do Estado pela parceria na construção desse projeto que beneficiará cada pessoa que necessitar do serviço”, enfatizou o secretário Municipal de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.

A partir de agora médicos reguladores no município receberão as chamadas de urgência realizadas por intermédio do 192 da sua área de abrangência e terão acesso remoto ao sistema da Central de Regulação Estadual, para dar encaminhamento aos atendimentos.

“Estamos em um novo momento do atendimento de urgência e emergência. Esse é um marco histórico da descentralização da regulação compartilhada do Samu. Uma inovação, com o uso de uma ferramenta inédita no resto do país. Com esse sistema vamos agilizar o tempo de resposta do acionamento das ambulâncias na cidade”, secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann.

A regulação remota se dará durante todos os dias, das 7h às 19h. O recurso para o município manter a estrutura é de R$ 3 mil mensais. Em comparação, implantar uma Central de Regulação própria na cidade seria de R$ 400 mil.

“Esse sistema faz com que a gente consiga resolver os problemas, que o profissional daqui entenda a localização, que tenhamos uma condição de resposta ainda maior porque esses detalhes salvam vidas. Por isso agradecemos ao Governo do Estado pela sensibilidade em resolver essas questões”, afirma o prefeito Guilherme Pasin.

Durante a apresentação do novo sistema foi realizado um teste que durou 1min e 36segundos até a ambulância iniciar o deslocamento para o atendimento.

Participaram da inauguração, o vice-prefeito, Aido José Bertuol, presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto, coordenador da Central de Regulação do Samu no Estado, Dr. Jimmy Herrera, vereadores, Edson Biasi, Sidnei da Silva, Valdemir Marini e Idasir dos Santos, coordenador médico do Samu, Thiago Coser, coordenadora de enfermagem do Samu, Mirian Sartor, presidente do Conselho de Administração do Tacchini, Emílio Ristow, comandante do 6º BCOM, Coronel Nelson Marinho de Bastos Jr., representante do Corpo de Bombeiros, tenente Ozéas, reitor do Centro Universitário CNEC Bento, Fernando Malheiros, servidores públicos e imprensa.

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: José Martin Estefanon

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.