Semana Farroupilha em Veranópolis valorizou a cultura e a tradição

Através do tema “Mulher gaúcha: 70 anos da inclusão no tradicionalismo gaúcho”, as comemorações farroupilhas aconteceram em Veranópolis, entre os dias 16 à 20 de setembro. Realizado pela Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com o CTG Rincão da Roça Reúna, Secretarias de Educação, Esporte, Lazer e Juventude e de Infraestrutura e Meio Ambiente, com apoio da Câmara de Vereadores, diversas atividades valorizaram a cultura e a tradição gaúcha.

De 16 à 19 de setembro, cerca de 290 alunos, dos 2º anos do ensino fundamental, participaram das oficinas de lidas campeiras, no Galpão Comendador Elias Ruas Amantino. Recepcionados pelos integrantes do CTG Rincão da Roça Reúna e equipe da Secretaria de Turismo e Cultura, as crianças puderam praticar o laço em vaca parada, além de aprender um pouco mais sobre o chimarrão, encilha e criação de cavalos. As crianças também receberam um lanche com o tradicional salsichão assado em brasa.

Já nos dias 19 e 20 de setembro, o festival de gastronomia de rua, VeraCult Farroupilha, trouxe para a Rua Coberta, restaurantes, vinícolas, cervejarias e agroindústrias, com comidas ligadas à gastronomia campeira, além de shows e apresentações gauchescas.

Na quinta-feira (19), a abertura do festival contou com a apresentação da Banda Marcial do Colégio Regina Coeli, através de músicas gauchescas interpretadas pelos alunos. Houve também, a apresentação de André Dorneles, com a participação dos pequenos peões que cantaram e declamaram poesias gaúchas. A noite foi encerrada com o show do Grupo Estirpe Campeira.

O dia 20 de setembro, data que marca as comemorações da Revolução Farroupilha, iniciou com a Cavalgada da Longevidade. Mais de 70 cavalarianos percorreram o trajeto entre o Parque de Rodeios e a Praça XV de Novembro, onde foram recebidos com a bênção e a missa crioula, animada pela Comunidade de Vila Azul. O almoço de confraternização foi realizado pelo CTG Rincão da Roça Reúna no Galpão Comendador Elias Ruas Amantino.

Na sexta-feira, o festival VeraCult Farroupilha recebeu, além da gastronomia, as apresentações das Invernadas Artísticas do CTG. À noite aconteceu a Ave Maria do Peão, recitada por Marco Bergamin, revivendo a Hora do ngelus. O evento finalizou com a apresentação de músicas gauchescas, ao som do grupo The Alpargatas.

A Prefeitura Municipal de Veranópolis, através da Secretaria de Turismo e Cultura, agradece à todas as pessoas que participaram das atividades da Semana Farroupilha, valorizando a história, cultura e tradição do Estado.

Fotos: Secretaria de Turismo e Cultura

Reportagem da Studio TV

Confira imagens

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.