You dont have javascript enabled! Please download Google Chrome!

Geral

Projeto “Trem dos Vales” entre Guaporé e Muçum encanta o Rio Grande do Sul

“Fechamos com chave de ouro os oito passeios do projeto ‘Trem dos Vales’. Foram mais de cinco mil pessoas que tiveram essa experiência maravilhosa de poder contemplar paisagens naturais exuberantes e pouco exploradas, bem como conhecer obras de engenharia construídas pelo homem nas décadas de 60 e 70 e que nos dias atuais chamam a atenção pela grandiosidade. A região, como um todo, só tem a ganhar com os passeios turísticos pela Ferrovia do Trigo”, destacou Cristiane Viel, secretária de Turismo, Cultura e Esporte, de Guaporé, e uma das entusiastas para que o trem de passageiros possa ser permanente.

Para que a Ferrovia do Trigo possa mudar a realidade do turismo, dos empreendimentos e de muitas famílias nos municípios de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa, Muçum, Roca Sales, Colinas e Estrela, muito “chão” ainda deve ser percorrido pelas autoridades. O projeto “Trem dos Vales”, em uma primeira etapa experimental, tem a coordenação da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), apoio dos Poderes Executivos, Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e parceria imprescindível da empresa Rumo Logística, detentora da concessão da EF-491.

Políticos, representantes de instituições gaúchas e do Governo Estadual, como, por exemplo, o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, e empresários dos setores de viagens e negócios turísticos, tiveram a oportunidade de realizar o passeio de 46 km e apreciar os 21 túneis e 15 viadutos, entre eles o Mula Preta e o Viaduto do Exército (V13).

“Se tivéssemos mais cinco mil bilhetes para o passeio, todos estariam vendidos. Temos um trajeto férreo, composto por paisagens ímpares, que equipara-se aos mais bonitos do Brasil. As pessoas que vieram saíram com uma grata experiência. Facilmente percebíamos o brilho nos olhos e o sorriso no rosto ao embarcar e desembarcar do trem. É um produto turístico que está vindo aos poucos e sabemos que há muito o que se fazer para que seja implantado permanentemente. Vai alavancar o turismo e dar visibilidade na região Sul do país e será um destino diferenciado dos tradicionais”, salientou Cristiane.

A secretária afirmou ainda que os empreendedores terão um papel fundamental para o desenvolvimento do projeto “Trem dos Vales”.

“São eles que irão ganhar com a vinda dos turistas e estes devem estar ofertando novidades a cada novo momento”.

O pensamento é o mesmo que o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), empresário Márcio César Garbin, que avaliou positivamente os passeios de trem na Ferrovia do Trigo.

“Mágico. Não há outra palavra que possa descrever o que as pessoas sentiram ao prestigiar o projeto experimental ‘Trem dos Vales’. Após 40 anos a comunidade gaúcha e de outros estados puderam visualizar essas maravilhas que estão ao nosso alcance. Podemos afirmar que estamos próximos de uma grande mudança na ‘indústria sem chaminé’ para Guaporé e demais municípios envolvidos. É um produto turístico que nos tornará uma região diferenciada”, afirmou Garbin

Garbin afirmou que as comunidades foram extremamente hospitaleiras no recebimento dos turistas e os mesmos retribuíram com muitos elogios.

“Tive a oportunidade de conversar com muitas pessoas e todas elogiaram a receptividade da população e dos agentes envolvidos diretamente no passeio. Não foram só as paisagens naturais, túneis e viadutos que foram enaltecidos, mas sim, o projeto como um todo. Estamos bem próximos de mudarmos a realidade do turismo em solo gaúcho”, disse.

A Amturvales, juntamente com os Poderes Públicos, estão articulando com a Rumo Logística e com a ABPF para que novos passeios possam ser realizados ao longo de 2019.

Fotos: Leo Cardoso e Amturvales, informações Prefeitura de Guaporé

– Quer receber as notícias da Studio no seu WhatsApp? Então clique aqui e faça parte de nosso grupo.

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Agenda | Próximos Eventos

  1. Fenachamp 2019

    3 outubro | 08:00 - 27 outubro | 17:00
  2. XXIV Baile de Casais | Caravággio Vila Flores

    19 outubro | 22:30

WhatsApp

error: Este conteúdo é protegido