You dont have javascript enabled! Please download Google Chrome!

Geral

Professores conversam sobre comportamento dos alunos em Veranópolis

Na noite da segunda-feira, dia 09 de setembro, grupo de professores das escolas de Veranópolis se reuniram no Salão de Atos do Colégio São Luiz Gonzaga, com equipe do CAPS para conversar sobre o desenvolvimento e comportamento das crianças e adolescentes, evidenciando especialmente a campanha Setembro Amarelo, que aborda o suicídio.

A coordenadora do CAPS, Manuela C. Generosi, apresentou os serviços e as atividades oferecidas pelo Centro de Atenção que compreende: atendimento individual, grupos de familiares, grupos terapêuticos de saúde mental, dependência química, oficinas de culinária, artesanato, permacultura, música, escrita, pilates e plantas medicinais, além de atividades extra muro (fora do CAPS) e espaço de convivência. Também apresentou dados sobre o suicídio entre jovens de 10 a 19 anos que vem crescendo muito nos últimos anos, evidenciados pela baixa socialização e pela baixa tolerância a frustrações, além do aumento do consumo de drogas, crises de estresse e depressão, falta de convívio em família, onde os jovens acabam tendo uma vida mais solitária, muito ligada a equipamentos como celulares, computadores e videogame.

Os participantes do encontro, num segundo momento, formaram uma roda e comentaram sobre suas dificuldades no convívio diário com as crianças e adolescentes. Compartilhando problemas e possíveis soluções para as situações que se apresentam no dia-a-dia com os alunos nas escolas, visto que a sala de aula é, para muitos casos, o refúgio de questões que afligem a vida dos jovens veranenses e os professores precisam aprender a lidar com as situações e orientar os adolescentes e as famílias para o acompanhamento dos casos. Por esse motivo o ambiente escolar é estratégico para a implantação de uma abordagem de prevenção, pois é onde os jovens passam boa parte do dia. Falar abertamente sobre questões de saúde mental na escola é um passo importante para reduzir estigma e facilitar acesso aos cuidados necessários.

Fotos: Leticia Fracasso

– Quer receber as notícias da Studio no seu WhatsApp? Então clique aqui e faça parte de nosso grupo.

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Agenda | Próximos Eventos

  1. Fenachamp 2019

    3 outubro | 08:00 - 27 outubro | 17:00
  2. XXIV Baile de Casais | Caravággio Vila Flores

    19 outubro | 22:30

WhatsApp

error: Este conteúdo é protegido