Caminhada pela vida ocorreu nesta quarta-feira em Veranópolis

Nesta quarta-feira, 11 de setembro, aconteceu a Caminhada em Valorização da Vida, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em conjunto com a Secretaria de Educação, Esporte, Lazer e Juventude.

Profissionais e pacientes do CAPS, juntamente com os alunos dos 9º anos das escolas municipais, percorreram as principais ruas do município, como forma de chamar atenção ao Setembro Amarelo. Neste mês, a cor é usada como forma de chamar atenção a prevenir o suicídio, assunto que, muitas vezes, é visto como um tabu, mas que aflige muitas famílias.

O grupo finalizou a ação no Salão da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, onde aconteceu uma atividade de socialização. Os participantes foram divididos em grupo, recebendo um papel contendo algumas frases relacionadas ao Setembro Amarelo. Após, houve a discussão no grande grupo. Foram abordados aspectos como a influência da família, problemas psicológicos, apoio emocional e pequenas ações que podem auxiliar pessoas que estão passando por problemas em sua vida.

O suicídio é um fenômeno complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero, mas ele pode ser prevenido. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você, pode ser o primeiro e mais importante passo, para agir e evitar que o ato de suicídio aconteça.

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial está preocupado com esse assunto e possui profissionais que podem ajudar os veranenses a entenderem seus males e assim, promover mais qualidade as suas vidas, principalmente na questão da saúde mental.

Se você estiver passando por algum problema que afete sua vontade de viver, entre em contato com o CAPS, através do fone 3441-7622 ou pessoalmente na Rua Dr. José Montaury, 894. Lembre-se: Viver é sempre a melhor opção!

Fotos: Caroline Cesca

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.