Vila Flores inaugura a décima agroindústria

Com uma população de aproximadamente 3.300 habitantes, o município de Vila Flores conta com 10 agroindústrias familiares, uma média de uma para cada 330 habitantes. Na tarde desta terça-feira (20/08), foi inaugurado o mais novo empreendimento do município, a agroindústria familiar de ovos coloniais Bepi e Gema, localizada na comunidade São Lourenço. O ato contou com a presença da gerente regional da Emater/RS-Ascar, Sandra Dalmina, do prefeito Vilmor Carbonera e da coordenadora regional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Lucimar Rodrigues.

Para a gerente da Emater/RS-Ascar, as constantes inaugurações de agroindústrias no município demonstram a sólida parceria da Prefeitura, Emater/RS-Ascar e Estado no apoio a esses estabelecimentos, bem como o empreendedorismo das pessoas da região e a aptidão para a transformação da matéria-prima, a agroindustrialização. “A gente só tem que pegar isso e transformar numa empresa, numa agroindústria, agregando valor ao produto e gerando renda para as famílias, qualidade de vida e satisfação pessoal”, afirmou Sandra.

O prefeito também destacou a importância do trabalho integrado das instituições para o progresso do município e lembrou que Vila Flores já aderiu ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), estando à disposição das agroindústrias que puderem e quiserem comercializar seus produtos na região e no Estado.

Agroindústria da família Conte

A agroindústria familiar de ovos coloniais foi uma iniciativa dos nonos José e Gema Conte, e por isso o nome “Bepi (José no dialeto italiano) e Gema” foi uma homenagem a eles. E para que se tornasse realidade, contou com o apoio de várias entidades. “É uma conquista de todos”, diz a nora do casal, Daviane de Morais. De acordo com ela, que também atua no empreendimento junto com o marido, Marcos, a agroindústria deve crescer e tomar o lugar da produção de leite na propriedade, que conta ainda com suínos e lavouras.

Ela diz que tudo começou com 15 galinhas criadas pelos sogros. Hoje já são 600, que são criadas soltas no galpão, mas futuramente terão piquetes com pasto. Com registro no Sistema de Inspeção Municipal (SIM), a agroindústria comercializa seus produtos em feiras, para restaurantes, supermercados e outras agroindústrias, contribuindo para o desenvolvimento da economia local. Mas a intenção é chegar a mais de 2 mil galinhas e expandir as vendas de ovos para o Estado, a partir da inclusão no Susaf. “A gente está tentando se aperfeiçoar para seguir as regras para poder aderir ao programa do Estado. A agroindústria já está dando certo e a gente espera que dê mais certo ainda”, conclui Daviane.

Na ocasião, a agroindústria recebeu o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). Na região de Caxias do Sul, já são 220 agroindústrias legalizadas, que comercializam seus produtos em feiras, supermercados e para o mercado institucional, entre outros.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Caxias do Sul
Jornalista Rejane Paludo – [email protected]

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.