Studio TV | 15º Festival Internacional de Folclore de Nova Prata é lançado

Foi lançada, na noite da última quinta-feira, dia 01, a 15ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata. O ato ocorreu na sede antiga do Clube Grêmio Pratense e reuniu autoridades, convidados, grupos locais e imprensa. Durante a noite, foram apresentadas as novidades deste ano e a identidade visual do evento.

O Coordenador Geral, Marcelo Nedeff, foi o responsável pelo anúncio principal da noite: a partir de agora, o Festival passa a ter concurso internacional de danças folclóricas, ou seja, além das apresentações de grupos locais, seis grupos que já foram campeões em outros festivais (Rússia, Bulgária, Romênia, Eslováquia, México e Filipinas) disputam entre si em busca do título de Campeão da 15ª edição do Festival e do Primeiro Campeonato Mundial de Danças Folclóricas da FIDAF Brasil. Além desses, já está confirmada a presença de Argentina, Paraguai, Chile, Colômbia, além do Brasil. Nova Prata será a primeira cidade na América a receber essa competição por meio da FIDAF (Federação de Festivais Internacionais de Dança). “Nós entramos para o hall dos maiores do mundo. Isso é uma honra para nós. E mais, além da comissão julgadora, o público também poderá votar. Estamos desenvolvendo um aplicativo para quem estiver no evento, possa dar uma nota. Isso também é inovador, pois nos outros países a avaliação é feita por placa ou por bilhete entregue no final das apresentações”, destacou.

Nedeff também apresentou o tema deste ano: “Todo o artista tem de ir aonde o povo está!”. “Ele faz uma homenagem ao público que nos acompanha ao longo dos 21 anos. Muitos estão presentes desde a primeira edição. Temos histórias de pessoas que se conheceram no Festival e casaram. Outras, que estavam grávidas e vinham assistir. Hoje, seus filhos estão ou na plateia ou participando dos grupos. Queremos homenagear a todos que fazem parte da nossa trajetória”, afirmou.

A identidade visual foi apresentada por Sabrina Colla. O material produzido tem ligação com o tema deste ano: o público da região foi convidado a enviar fotos para compor a arte. O mosaico com as imagens reforça a importância das pessoas na construção do Festival e na sua consolidação como atividade que integra o calendário de eventos do Estado.

Em outro momento emocionante, foi apresentado o homenageado da 15ª edição Festival, o professor André Hamerski. Ele foi um dos fundadores da Braspol Brasil e grande incentivador da cultura local. Sua trajetória foi contada pela integrante da entidade, Gabriela Golembieski. André agradeceu o convite e relembrou os primeiros passos do evento: “lembro quando o Festival começou, em cima de caminhões, em frente a Prefeitura, de forma humilde. Olha como estão hoje! Acompanhando o mundo. Quem faz o evento são pessoas de garra. Nova Prata tem que agradecer. O Festival significa nobreza para nosso município”, frisou.

O prefeito Volnei Minozzo enalteceu o envolvimento da população com o Festival. “A comunidade se envolve. Por meio dele, podemos proporcionar beleza, encantamento e integração com os grupos da cidade e com os que nos visitam. A economia é aquecida com todas as Feiras que acontecem, do Artesanato, do Comércio e da Gastronomia”, destacou.

O vice-presidente do evento, Alexandre Conterno, frisou a simbologia da cultura pelos palcos locais: “Somos um Festival de muitas emoções. Nos olhos atentos das crianças para um mundo novo, dos jovens despertando para a valorização de suas raízes; dos mais experientes, viajando no tempo e recordando momentos de um passado recente. A cultura, o festival, é isso! É vida, é arte, é emoção. É valorizar quem somos e para onde queremos ir. Aprecie, viva o festival!”.

A 15ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata, maior evento cultural da Região Turística Uva e Vinho, acontece de 11 a 15 de setembro. Os ingressos estarão sendo vendidos a partir de amanhã, dia 03, no Centro de Informações Turísticas de Nova Prata. Informações sobre os ingressos podem ser obtidas pelo telefone (54) 3242.4713.

Assista acima a reportagem da Studio TV.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.