Secagem e armazenagem de grãos foi tema de reunião em Nova Prata

Secagem e armazenagem de grãos foi o tema de uma reunião ocorrida na terça-feira (30/07) na comunidade de São Brás, em Nova Prata. A atividade contou com a participação de 18 produtores rurais e foi promovida pela Emater/RS-Ascar, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

Na ocasião, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, João Villa, abordou desde a formação da lavoura, colheita, pré-limpeza, secagem, manejo da aeração, controle de pragas, limpeza das instalações, determinação de umidade do grão e temperatura, entre outros. Segundo Villa, a Emater/RS-Ascar, além da assistência ao silo implantado, também auxilia na elaboração de projetos técnicos, financeiros e nos aspectos relativos a construção.

Já o técnico da Emater/RS-Ascar, Adílio Guadagnin, lembrou aos agricultores que o retorno do investimento se dá entre quatro e cinco anos e que a qualidade do milho armazenado é excelente, fazendo diferença quando usado na propriedade na alimentação dos animais, além de ter valor agregado quando comercializado, especialmente para moinhos para produção de farinha.

Na parte da tarde, os participantes se deslocaram a uma propriedade próxima, do agricultor Adegar Comunello, onde observaram os aspectos práticos relativos ao tema.

Crédito foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.