Rua de Cotiporã recebe o nome de “Enrica Pasianot Domingues”

No último sábado, dia 17 de agosto, a Prefeitura Municipal de Cotiporã realizou a denominação oficial de “Enrica Pasianot Domingues”, à rua projetada “G” que dá acesso ao Loteamento Zalamena, Bairro Renovação.

Nascida no norte da Itália em 11 de novembro de 1911, Enrica e os familiares partiram de seu país rumo ao sul do Brasil, em busca de qualidade de vida e trabalho, fixando-se em Monte Vêneto, atual cidade de Cotiporã. Sante Pasianot, pai de Enrica, Marcela e Encília, viajou à Monte Vêneto para trabalhar no Frigorífico Sul Americana, primeiro frigorífico da América Latina, localizado em Cotiporã, hoje, ponto turístico do município.

Os familiares de Enrica estiverem presentes no ato e afirmaram ser uma grande honra e motivo de muita alegria e orgulho para a família, a denominação da rua como Enrica Pasianot Domingues.

“Queremos novamente agradecer ao poder público de Cotiporã, em nome do Prefeito José Carlos Breda, a Câmara de Vereadores e ao querido povo cotiporanense pela bela homenagem que proporcionaram às famílias Pasianot e Domingues, carinhosamente chamada de Nona Rica, a qual nos deixou um grande legado de sua história e de suas raízes.“

O Prefeito José Carlos Breda afirma que a denominação da rua é uma singela forma de homenagear e reconhecer a história da “Nona Rica”, bem como de todos os demais imigrantes italianos. “Este ato eterniza no município, a história e a contribuição de cada cidadão e imigrante, que antigamente, apesar de todas as dificuldades da época, construiram Cotiporã com muito trabalho, fé e amor.”, destaca Breda.

Além do Prefeito Municipal e os familiares de Enrica, prestigiaram o ato, o Vice Prefeito Ivaldo Wearich, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Fábio Lazzarini, secretários municipais, vereadores e moradores do local.

– Saiba mais sobre Enrica Pasianot Domingues:

A história de Enrica virou documentário, contando os horrores da Primeira Guerra Mundial vividos pela sua família. O curta metragem traz Enrica como protagonista e foi intitulado “Un Bacio Su Cristo, Il Santo Su Pozzo”, cuja tradução é “Um beijo no Cristo, o Santo no Poço”, tendo como locais de filmagens as cidades de Cotiporã, Garibaldi e Bento Gonçalves.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.