Documentário Italiano é apresentado em Cotiporã

No último sábado, dia 10 de agosto, Cotiporã pôde conferir o documentário “Racconti di due Mondi” (O Conto de dois Mundos), desenvolvido pelos pesquisadores italianos Giorgia Miazzo Cavinato e Gianluca Parise.

Os estudos sobre o dialeto tálian foram desenvolvidos durante mais de 10 anos, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, em comunidades povoadas por descendentes de imigrantes italianos. No Rio Grande do Sul, boa parte da pesquisa foi realizada nas cidades da serra gaúcha, onde o dialeto é predominante e, em Cotiporã, Giorgia e Gianluca estiveram conversando com mais de 10 famílias e contaram com o auxílio da cotiporanense Ângela Scarton Taffarel.

O documentário ainda apresenta os diferentes dialetos provenientes da língua italiana, histórias, curiosidades e demais informações da imigração italiana no sul do Brasil. A apresentação foi realizada na sala de reuniões da Prefeitura Municipal e contou com a presença de secretários municipais, representantes de entidades e povo em geral.

A Secretária de Turismo e Cultura Patrícia Gabriel agradeceu e parabenizou Giorgia e Gianluca pelo belíssimo e importante estudo realizado e afirmou ser uma honra para Cotiporã ter feito parte do documentário.

O Centro Cultural de Cotiporã adquiriu os livros escritos por Giorgia, os quais se encontram disponíveis na Secretaria de Turismo e Cultura.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.