Cultura, arte e histórias marcam a Feira do Livro de Cotiporã

Nos dias 23 e 24 de agosto de 2019, Cotiporã realizou mais uma Feira do Livro. Buscando incentivar a leitura e os mais diversos tipos de artes, neste ano, a edição contou com a temática “Um mundo repleto de outros mundos”.

Na manhã de sexta-feira, dia 23, foi realizada a Abertura Oficial da feira, a qual contou com a participação das autoridades cotiporanenses, escola municipal e estadual e público em geral.

O Patrono da Feira do Livro 2019, Vicente André Paludo afirmou ser uma grande alegria participar do evento e ter o privilégio de se reaproximar dos seus contemporâneos. Vicente agradeceu imensamente ao convite e destacou a importância da leitura para o crescimento cultural e intelectual da sociedade.

Além da abertura, o primeiro dia de evento contou animação cultural do grupo Vivandeiros da Alegria, contação de histórias com a escritora Rosane Castro, explanação do novo Ensino Médio da Escola Jacintho Silva, homenagem às famílias realizada pelas Escolas Amor e Carinho e Caminhos do Saber, e apresentação da Cia de Teatro Arte In Cena com o espetáculo “Nas Asas dos Dragões”.

Já no sábado, foram realizadas Oficina de Desenho, ministrada por Rochele Girardi, Oficina de Expressão Corporal por Reniele de Villa e Adriana Titon Balotin e Oficina de Massa de Modelar Colorida oferecida por Raquel Lazzarini. Além disso, a professora Ângela Scarton Taffarel, juntamente com o patrono Vicente Paludo e os cotiporanenses Maicon Marcon e Guilheme Joner, realizaram bate-papo “Um mundo de possibilidades”, onde dividiram com o público, suas experiências culturais e curiosidades de outros países. Ainda, o grupo UEBA de Caxias do Sul apresentou a peça “Conto Contigo e Comigo”, divertindo o público presente.

A grande novidade da edição foi o Concurso de Desenho e Fotografia que contou com aproximadamente 300 participantes nas mais diversas categorias. A premiação do concurso foi entregue no sábado pela tarde, antes do encerramento oficial da feira.

Conheça os vencedores:

– Concurso de Desenho – 267 participantes

Categoria Mirim – 117 desenhos (Alunos da Escola Amor e Carinho)

1º Lugar: Isadora Ploia Cendron

2º Lugar: Felipe Antônio Zechin

3º Lugar: Marco Antônio Penso

Categoria Infantil – 105 desenhos (Alunos do 1º ao 5º Ano da Escola Caminhos do Saber)

1º Lugar: Ana Luiza Belitzki

2º Lugar: Felipe Afonso Gallina Storti

3º Lugar: Gean Carlo de Marco Lazzarini

Categoria Juvenil – 32 desenhos (Alunos do 6º ao 9º Ano da Escola Caminhos do Saber)

1º Lugar: Sheila Cristina Bessega

2º Lugar: Alison de Oliveira

3º Lugar: Lillyan Cardoso Zalamena

Categoria Jovem – 10 desenhos (Alunos do Ensino Médio)

1º Lugar: Jucian Domingues

2º Lugar: Claudia Zanelatto Cenci

3º Lugar: Andreia Buratti

Categoria Adulto – 03 desenhos

1º Lugar: Luciana Beatriz Lemos

2º Lugar: Angela Scarton Taffarel

3º Lugar: Luiz Guilherme da Costa

Concurso de Fotografia – 29 fotos

Categoria Jovem – 06 fotografias (Até 18 anos de idade)

1º Lugar: Felipe Afonso Gallina Storti

2º Lugar: Claudia Zanelatto Cenci

3º Lugar: Nathália Penso de Villa

Categoria Adulto – 23 fotografias (Acima de 18 anos de idade)

1º Lugar: Ana Júlia Griguol

2º Lugar: Angela Scarton Taffarel

3º Lugar: Rafaela Taffarel

A Presidente do Centro Cultural Laura Zanella Griguol destaca que a leitura irradia bons pensamentos, cria outros mundos, onde reina a fantasia, a alegria e os desejos são realizados. “Basta querer e desejar fortemente, pois somos criadores do mundo que imaginamos. A leitura nos faz sonhar e criar mundos repletos de outros mundos.”, afirma a Presidente Laura.

Durante a solenidade de abertura, a Secretária de Turismo e Cultura Patrícia Gabriel, em nome da Secretaria de Educação e Desporto afirmou que a Feira do Livro é um dos eventos mais ricos em cultura e integração. “Nós como organizadores, buscamos oferecer à todos um espaço que abra oportunidades, seja para comprar um bom livro, aprender, construir e crescer. Tudo isso se torna fácil e leve através do apoio e suporte oferecidos pelo Prefeito Breda e toda Administração Municipal.”, finalizou Patrícia.

O Prefeito Municipal José Carlos Breda parabeniza os membros do Centro Cultural e Secretarias de Turismo e Cultura e Educação e Desporto pela dedicação, amor, criatividade e planejamento na organização de mais um feira do livro. “Tudo começa com o desejo ardente de crescer, evoluir e aprender. Este evento é uma grande oportunidade para isso. A Administração Municipal de Cotiporã sempre irá apoiar eventos que incentivam a leitura e promovem o crescimento do município e de cada indivíduo. “, afirma Breda.

A Feira do Livro de Cotiporã 2019 foi uma realização do Centro Cultural com apoio da Prefeitura Municipal através das Secretarias de Turismo e Cultura e Educação e Desporto.

Confira a reportagem da Studio TV

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.