Aos 83 anos, moradora de Canoas se forma em Letras: ‘Velhice é só por fora!’

A formatura do curso de letras da Universidade LaSalle, em Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre, no último sábado (17), parecia ser apenas mais uma formatura, mas uma das formandas chamava a atenção pela diferença de idade, em meio a tantos jovens, Maria dos Santos Rigo finalmente conquistou um de seus maiores sonhos: a primeira graduação.

A senhora que já é aposentada como industriaria, viúva e mãe de três filhos decidiu entrar na graduação já na terceira idade. Sua paixão sempre foi a leitura, fundadora da Casa da Poesia de Canoas, ela conta que escreve desde sempre e que já até lançou um livro.

Dona Maria conta que algumas pessoas tentaram desanima-la, dizendo que ela não conseguiria chegar ao fim do curso. Mas ela orgulhosa conta que só faltou um ou dois dias quando ficou doente.

Maria cumpriu o estágio obrigatório do curso de licenciatura em escolas de ensino fundamental e médio e também na Universidade Aberta para a Terceira Idade (Unati), projeto do próprio LaSalle.

A apresentação do trabalho de conclusão dela obteve nota 9 e dissertava sobre o escritor canoense Antônio Canabarro Tróis Filho. Com planos, Dona Maria quer trabalhar em uma biografia, além de voltar para a sala de aula: ela quer cursar história!

Sair da versão mobile