Nova Prata assina decreto e passa a integrar o SUSAF

O prefeito Volnei Minozzo assinou na sexta-feira, 12, o decreto que regulamenta a reformulação do Sistema Municipal de Inspeção (SIM) para que seja aprovada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).

O veterinário André Klockner Machado explica que, em síntese, quando fiscalizadas pelo SIM, as empresas de produtos de origem animal somente podem comercializar seus produtos no município e, a partir do Susaf, poderão fazê-lo em todo o Estado.

A veterinária Tatiana Melina Caduri, recentemente nomeada, salienta que a Secretaria de Estado tem prazo de 30 dias para avaliar o decreto municipal. Após a publicação no Diário Oficial, a unidade municipal passar a estar apta a fiscalização para fins de ampliação de mercado. As empresas também precisam se adequar à legislação e este prazo é de 60 dias.

Para o prefeito Volnei, o decreto também significa incentivo à geração de novos empreendimentos, pois, o mercado das empresas passará de 25 mil para 10 milhões, analisando a potencialidade municipal e estadual.

– Além disso, fomentando a economia no interior, incentivamos as agroindústrias e o turismo para diminuir o êxodo rural, lembrando que para isso o acesso à internet e a pavimentação asfáltica também contribuem – comenta Minozzo.

Participaram da assinatura do decreto municipal, além do prefeito e dos profissionais da área veterinária, o vice-prefeito Sergio Sottili; a chefe de gabinete Luciane Bristot; o secretário municipal da Agricultura Luiz Galvan; e o representante da Emater, Adílio Guadagnin.
Todos destacaram a importância do Susaf para o surgimento de novos empreendimentos. Guadagnin salientou que já existe procura por informações sobre agroindústrias de produtos que utilizariam mel e leite.

Luciane lembrou que o SIM existe em Nova Prata desde 1997 e que sua reformulação para a instalação do Susaf é uma conquista importante para a população e empreendedores da área. A afirmação é corroborada por Galvan que destacou a importância de oferecer possibilidades também no interior do município.

Sottili salientou que a administração municipal 2017/2020 prima por incentivar novos empreendimentos através dos berçários industriais, porém a área rural é de extrema importância na economia de Nova Prata e fixar os jovens no interior com possibilidades de crescimento socioeconômico é um dos objetivos que será atingido através do decreto que reformula o SIM para aprovação do Susaf.

Mais informações junto à Vigilância Sanitária, com André eTatiana, ou pelos fones (54) 3242.9914 ou 99905.6823.

Crédito: Sonia Reginato/C+C

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.